Hillary ganha mais vantagem em eleição após vídeo sexista de Trump
Agora, a candidata democrata possui 46% da preferência do eleitorado contra 35% do adversário
atualizado
Compartilhar notícia
A candidata do Partido Democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, aumentou a vantagem sobre o candidato republicano, Donald Trump, em uma nova pesquisa encomendada pelo Wall Street Journal e pela NBC News. A pesquisa chega dias após o vazamento de um vídeo de 2005 em que Trump utiliza uma linguagem vulgar para se referir a mulheres.
Na nova pesquisa, a vantagem de Clinton subiu para 11 pontos percentuais, contra 6 pontos no mês de setembro. Agora, a candidata democrata possui 46% da preferência do eleitorado contra 35% do adversário. A pesquisa inclui ainda as intenções de voto para candidatos independentes.
Entre o total de republicanos votantes, 72% afirmam que irão votar em Trump na eleição de 8 de novembro. O número é inferior ao apoio que Hillary Clinton tem entre os democratas, de 85%. Entre as mulheres, o apoio a Clinton é 21 pontos porcentuais maior que a Trump, enquanto entre os homens o candidato republicano tem vantagem de um ponto porcentual.
A pesquisa foi realizada com 500 votantes registrados entre os dias 8 e 9 de outubro, portanto, antes do segundo debate televisivo entre os candidatos, ocorrido na noite de domingo. Por conta disso, eleitores republicanos acreditam que o apoio a Donald Trump deverá se estabilizar novamente na próxima pesquisa, entre os que acreditam que ele se saiu melhor no debate. A margem de erro é de 4,38 pontos porcentuais.