Governo da França quer ampliar duração de estado de emergência
Medida precisa ser aprovada pelo Parlamento. Com decreto, polícia tem mais poder para realizar buscas e prisões e autoridades podem restringir movimentos de pessoas e veículos em locais e horários específicos
atualizado
Compartilhar notícia
O governo da França solicitou a extensão por três meses do estado de emergência declarado após os ataques de 13 de novembro em Paris. A medida, proposta nesta quarta-feira (3/2) em uma reunião do gabinete, precisa ser aprovada pelo Parlamento.
A duração do estado de emergência já foi ampliada uma vez e agora a previsão era de que a medida continuasse em vigor até o dia 26. Com esse decreto, a polícia tem mais poder para realizar buscas e prisões e as autoridades podem restringir os movimentos de pessoas e veículos em lugares e horas específicos. Em comunicado por escrito, o presidente François Hollande disse que a extensão das medidas é justificada diante da “ameaça terrorista”.Outra lei do governo, também apresentada nesta quarta, prevê mais poderes para os policiais. Caso seja aprovada no Legislativo, a medida dá aos policiais poderes para “neutralizar qualquer um que tenha acabado de cometer um ou mais homicídios e possa repetir esses mesmos crimes”.
Atualmente, apenas a autodefesa é justificativa legal para atirar em alguém no país. A mudança proposta permite, por exemplo, que a polícia dispare em um homem que atirou em civis e pode fazer isso de novo em breve. Também facilitaria ações policiais à noite, entre elas buscas em bagagens e veículos perto de locais e prédios considerados “sensíveis”.