metropoles.com

Estudantes protestam contra o juiz Sérgio Moro em palestra nos EUA

O magistrado está em Nova York, onde participa de evento para falar contra a corrupção e a operação Lava Jato nesta segunda-feira (6/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guilherme Waltenberg/Metrópoles
sérgio moro, nova york
1 de 1 sérgio moro, nova york - Foto: Guilherme Waltenberg/Metrópoles

De Nova York (EUA) – Um grupo de aproximadamente dez pessoas, entre estudantes e ativistas, faz um protesto nesta segunda-feira (6/2), em Nova York (EUA), contra o juiz Sérgio Moro. Ele participa de um debate sobre corrupção e seus efeitos no Brasil, com foco na Operação Lava Jato.

O evento, chamado Institution-building, Governance and Compliance in Brazil: Politics, Policy and Business (Construção de Instituições, Governança e Compliance no Brasil: Política, Diretrizes e Negócios), foi organizado pela Universidade Columbia em parceria com a New School for Social Research.

Os manifestantes criticam a atuação do magistrado brasileiro, que dizem ser “enviesada”. O grupo defende que o evento deveria incluir nomes de outras vertentes. “Os estudantes da New School se organizaram para o protesto acomodar outras opiniões”, disse a estudante de doutorado Luiza Nassif Pires.

Guilherme Waltenberg/Especial para o Metrópoles

 

A palestra de Sérgio Moro teve início por volta das 13h (horário de Brasília) em Columbia. Ao ser anunciado, o juiz foi aplaudido de pé por praticamente toda a audiência presente ao evento. Porém, na primeira vez em que tentou iniciar a sua fala, uma manifestante levantou-se e começou a ler uma carta contrária à realização do evento.

A movimentação se repetiu três vezes antes que ele conseguisse dar início à sua apresentação. A cada vez que uma pessoa se levantava para protestar, outros grupos aplaudiam Moro com mais força. Os manifestantes carregam cartazes dizendo que o magistrado brasileiro é “enviesado” e outros com a frase “In Moro we trust”.

Guilherme Waltenberg/Metrópoles

 

Na terça (7), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, fala no mesmo evento.

Confira a lista dos palestrantes:

Segunda (6/2): Sérgio Moro, Alberto Ramos (Goldman Sachs), Lisa Schineller (Standard and Poor’s), Otaviano Canuto (World Bank), Luiz Pinto (Qatar University), Albert Fishlow e Marcos Troyjo, de Columbia.

Terça (7/2): Paulo Roberto Galvão (Ministério Público Federal), Deborah Wetzel (World Bank), Matthew Taylor (American University), Ernesto Calvo (University of Maryland), Andrew Arato (The New School), Daniel Kaufmann (Natural Resource Governance Institute), e Paul Lagunes (Columbia University). A presidente do STF, Cármen Lúcia, fechará o evento, às 19h30 (horário de Brasília), com um discurso sobre o fortalecimento das instituições no combate à corrupção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?