metropoles.com

Em ato inédito, EUA se abstêm em resolução que condena embargo a Cuba

Assembleia-Geral da ONU deve aprovar repúdio a medida, ato simbólico que não tem valor legal sobre a punição a Havana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Havana Cuba
1 de 1 Havana Cuba - Foto: Divulgação

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (26/10), que vão se abster pela primeira vez em 25 anos na votação de uma resolução da ONU que condena o embargo econômico a Cuba. Historicamente, a diplomacia americana se opõe à condenação, votada anualmente pelas Nações Unidas.

O anúncio foi feito pela embaixadora americana na ONU, Samantha Power, e bastante aplaudido pelos 193 membros da Assembleia-Geral. Apesar da abstenção, a diplomata lembrou que os EUA se opõem à visão de que o embargo viola a legislação internacional e ainda mantêm discordâncias com as práticas do governo cubano.

“Nós estamos profundamente preocupados com as violações de direitos humanos que o governo cubano ainda comete”, disse a embaixadora.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, elogiou a decisão americana de se abster, mas lamentou que o embargo continue. “O voto de abstenção seguramente é positivo para a melhora das relações entre nossos países”, disse. “Mas o bloqueio econômico persiste, provocando danos ao povo cubano e ao desenvolvimento do país.”

A resolução não tem valor legal, mas é votada todos os anos. A abstenção americana mostra, segundo analistas, que o governo de Barack Obama está disposto a levantar o embargo como parte da normalização das relações com a ilha. Essa decisão, no entanto, cabe ao Congresso, hoje controlado pelos republicanos. A resolução geralmente é aprovada e isso deve se repetir na votação desta quarta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?