metropoles.com

UE reduz projeção de PIB da Espanha, Portugal e Itália

Segundo a Comissão, a Espanha deverá registrar o maior déficit orçamentário da Europa este ano, atingindo 3,9% do PIB

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Santos/USP Imagens
dólar contas gráficos
1 de 1 dólar contas gráficos - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A União Europeia (UE) cortou nesta terça-feira (3/5) as projeções de crescimento neste ano da Espanha, Portugal e Itália, destacando um ambiente de déficit orçamentário, novo abrandamento no comércio global e, consequentemente, exportações mais baixas, apontam as projeções da Comissão Europeia.

Espanha
Segundo a Comissão, a Espanha deverá registrar o maior déficit orçamentário da Europa este ano, atingindo 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Este número é maior que a projeção anterior – realizada em fevereiro – de 3,6%.

A Espanha tem estado nas mãos de um governo interino desde uma eleição inconclusiva em dezembro que deixou nenhum partido com uma maioria absoluta. A Espanha comunicou um déficit orçamentário de 5,1% no ano passado, acima da meta de 4,2% do país. A Comissão espera que a Espanha registre déficit orçamental de 3,1% em 2017, também acima dos números do governo interino.

Com isso, a Comissão cortou a previsão de crescimento da Espanha em 2016 de 2,8% para 2,6%. Isso é um declínio da expansão de 3,2% em 2015.

Portugal
Já em relação à Portugal, a Comissão cortou levemente a projeção de PIB para este ano de 1,6% (feita no início deste ano) para 1,5%, mas destacou que o déficit orçamental do país continua a ser demasiadamente otimista.

A UE disse também que o investimento em Portugal mostrou sinais de enfraquecimento no primeiro trimestre. O consumo privado, por sua vez, deve perder força ao longo deste ano e no próximo.

A Comissão estimou que o déficit orçamental de Portugal este ano deve cair para 2,7% do PIB, ante 4,4% no ano passado. No entanto, sua previsão é nitidamente superior à meta de 2,2% que o governo português comprometeu-se em alcançar. A comissão tem repetido que o plano de orçamento de Portugal é demasiadamente otimista. O governo, por sua vez, disse que outras medidas de corte orçamentário são necessárias.

Itália
Em meio a um novo abrandamento no comércio global e as exportações mais baixas, a Comissão Europeia reduziu a projeção de crescimento da Itália neste ano de 1,4% para 1,1%. No entanto, a previsão de crescimento de 1,3% em 2017 foi mantida, observando que a inflação baixa, o aumento do emprego e cortes fiscais devem apoiar o consumo privado.

O déficit orçamental observado de perto da Itália deverá diminuir para 2,4% do PIB este ano, de forma segura e abaixo do limite de 3% imposto por regras orçamentais da UE e diminuir ainda mais para 1,9% em 2017, disse a Comissão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?