metropoles.com

Transformação da China gera efeitos colaterais no curto prazo, diz diretora do FMI

Segundo Christine Lagarde, o país passa por um período de transformação para um patamar de crescimento menor, porém sustentável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
china-warns-us-to-stay-out-of-hong-kong-over-democratic-reform
1 de 1 china-warns-us-to-stay-out-of-hong-kong-over-democratic-reform - Foto: Divulgação

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou em discurso em Paris que a China passa por um período de transformação para um patamar de crescimento menor, porém sustentável, o que é algo positivo para todos os países. A transformação chinesa, porém, gera efeitos colaterais de curto prazo, notou Lagarde.

“A própria China embarcou em um ambicioso programa de vários anos para reequilibrar sua economia, rumo a um crescimento menor e mais sustentável. Isso é um esforço positivo que, no longo prazo, beneficiará a todos”, afirmou Lagarde. “No curto prazo, porém, esta transformação gera efeitos colaterais – através do comércio e da demanda menor por commodities e também dos canais financeiros.”

A autoridade do FMI disse que o petróleo e os metais provavelmente continuarão em patamar fraco por um período prolongado, segundo o que sugere a oferta e a demanda das commodities. Com isso, muitas economias dependentes das matérias-primas estão “sob forte estresse” e algumas de suas moedas tiveram grandes depreciações. “Nós temos visto isso na América Latina e eu vi isso em primeira mão na semana passada na Nigéria e em Camarões – dois países atingidos fortemente pelos preços mais baixos do petróleo e por fragilidades domésticas”, afirmou ela. Para solucionar isso, Lagarde apontou que é necessário que cada país enfrente suas vulnerabilidades e restrições políticas para agir.

Lagarde afirmou que, nas economias avançadas, a política monetária não pode ser a única opção para apoiar a economia, defendendo reformas estruturais e o auxílio da política fiscal para apoiar a demanda agregada e elevar o potencial de crescimento. “E as economias emergentes devem redirecionar suas economias rumo a novas fontes de crescimento.”

A diretora-gerente do FMI sugeriu que a política monetária deve continuar acomodatícia no Japão e na zona do euro. Sobre o início do aperto na política monetária dos EUA, ela avaliou que o processo ocorreu de maneira adequada, sem sobressaltos. “O ritmo da normalização do Fed deve ser gradual, baseado em evidências claras”, afirmou ela referindo-se ao Federal Reserve, o banco central norte-americano.

O discurso de Lagarde foi preparado para um evento no Banco Central da França, em Paris, e foi divulgado em comunicado pelo FMI.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?