metropoles.com

Curdos sírios afirmam que irão declarar como independente região da Síria

O governo turco considera o grupo como terroristas. Eles estão concentrados na província empobrecida de Hassakeh, espremida entre as fronteiras da Turquia e do Iraque

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
curdos turquia
1 de 1 curdos turquia - Foto: Divulgação

O poderoso partido político curdo na Síria – o Partido Democrático da União (PYD) – planeja declarar independente uma região no norte da Síria, afirmou nesta quarta-feira o porta-voz da facção, Nawaf Khalil, um modelo que ele espera que possa ser aplicado em todo o país. A Turquia considera o grupo como terroristas.

Khalil disse que seu partido não está fazendo lobby para tornar independente somente uma região curda, mas toda a região síria, inclusive regiões que incluem representação turco-otamano, árabes e curdos no norte do Síria.

A declaração deverá ser feita no final de uma conferência curda que está sendo realizada nesta quarta-feira na cidade de Rmeilan, na província Hassakeh, ao norte do país. A reunião ocorre ao mesmo tempo que negociações de paz entre as forças da Síria e rebeldes apoiados pela Arábia Saudita em Genebra, juntamente com um enviado da Organização das Nações da Unidas (ONU), sobre as formas de resolver a guerra civil no país que completou cinco anos nesta semana.

Minoria étnica
Os curdos são a maior minoria étnica na Síria, tornando-se mais de 10% da população pré-guerra do país, com 23 milhões. Eles estão concentrados na província empobrecida de Hassakeh, espremida entre as fronteiras da Turquia e do Iraque.

Os curdos da Síria têm fortalecido dramaticamente sua permanência no norte da Síria durante a guerra civil, conquistando territórios enquanto eles lutam para expulsar combatentes islâmicos aliados à rebelião e declarando a sua própria administração civil nas zonas sob o seu controle.

Uma região federal poderia ser um primeiro passo para a criação de uma região autônoma semelhante à que curdos executaram na fronteira com o Iraque, onde seu território é praticamente um país separado.

No entanto, tanto o governo sírio quanto a oposição, pelo menos em teoria, rejeitam qualquer forma de divisão do país.

Uma região federal no norte da Síria certamente irritaria a Turquia, que considera o Partido Democrático da União (PYD) como um grupo terrorista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?