metropoles.com

Coreia do Norte ameaça Coreia do Sul e EUA com ataque nuclear preventivo

Seul e Washington vão fazer o maior dos exercícios militares conjuntos até o final do próximo mês, em um momento de tensão na Península da Coreia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
A apresentação militar é um dos eventos divulgados pela TV estatal da Coreia do Norte
1 de 1 A apresentação militar é um dos eventos divulgados pela TV estatal da Coreia do Norte - Foto: Divulgação

A Coreia do Norte ameaçou hoje (6/3) fazer “ataques nucleares cegos” contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos se estes países mantiverem as manobras militares conjuntas, previstas para começarem na segunda-feira (7).

A ameaça de um “ataque nuclear preventivo em nome da justiça” está em uma declaração do comando supremo do exército popular norte-coreano, de acordo com a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

Seul e Washington vão fazer o maior dos exercícios militares conjuntos até o final do próximo mês, em um momento de tensão na Península da Coreia, na sequência de um teste nuclear, em janeiro, e do lançamento de um foguetão espacial, feitos pelo governo da Coreia do Norte.

Nas manobras militares conjuntas deste ano, em território sul-coreano, vão participar cerca de 15 mil soldados norte-americanos, quase o dobro dos que participaram no ano passado, de acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Os dois aliados fizeram anualmente, entre março e abril, desde a década de 1990, estes exercícios militares conjuntos, denominados ‘Key Resolve’ e ‘Foal Eagle’, para melhorar a capacidade de defesa perante a Coreia do Norte.

O regime norte-coreano considera estas manobras como um exercício de tentativa de invasão e a sua realização resulta sempre num aumento da tensão na na Península da Coreia.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra desde o fim do conflito de 1950-53, que terminou com a assinatura de um armistício e não de um tratado de paz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?