metropoles.com

2015 foi o ano mais quente já registrado no planeta

A principal contribuição para a temperatura tão elevada foi a presença de um forte El Niño, fenômeno de aquecimento das águas do oceano Pacífico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
sol torre de tv digital
1 de 1 sol torre de tv digital - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ano de 2015 foi o ano mais quente de toda a história – em 136 anos desde que houve os primeiros registros – informou nesta quarta-feira (20/1) a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) dos EUA e a agência espacial Nasa.

Segundo a medição realizada pela NOAA, a temperatura média da Terra e dos oceanos em 2015 foi 0,90°C acima da média do século 20, a mais alta já registrada desde 1880. O recorde anterior, atingido em 2014, foi superado em 0,16°C.

Embora o ano de 2015 tenha sido o mais quente até agora já registrado, esta foi a quarta vez em 11 anos que a temperatura anual ultrapassou o recorde anterior.

“Está se tornando normal quebrar o recorde. É raro quando isso não acontece”, disse a cientista do clima Katharine Hayhoeaid. Assim, é provável que este ano de 2016 também quebre o recorde e se torne o mais quente, de acordo com a Nasa.

Para esta quebra de recordes, os cientistas culpam uma combinação entre o El Nino e o aumento crescente do aquecimento global causado pelo homem.

Medições feitas pelo Japão e pela Universidade da Califórnia em Berkeley também confirmam que 2015 foi o ano mais quente já registrado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?