metropoles.com

Afeganistão, Paquistão, China e Estados Unidos discutem processo de paz afegão

Os representantes dos quatro países vão tentar coordenar o processo de reconciliação, depois de decidir que um acordo negociado é a melhor via para “alcançar paz duradoura no Afeganistão”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
APP/Agência Lusa
encontro paz afeganistão
1 de 1 encontro paz afeganistão - Foto: APP/Agência Lusa

Representantes do Afeganistão, Paquistão, China e Estados Unidos estão reunidos nesta segunda-feira (11/1) em Islamabad com o objetivo de avançar nas negociações pelo processo de paz entre o governo afegão e os talibãs.

Este primeiro encontro faz parte de um “esforço coletivo para facilitar a retomada do processo de reconciliação afegão e coordenar (…) esforços para fazer o processo avançar”, afirmou o assessor de segurança paquistanês, Sartaj Aziz, no início da reunião, em um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Paquistão.

Segundo Aziz, os representantes dos quatro países vão tentar coordenar o processo de reconciliação, depois de decidir que um acordo negociado é a melhor via para “alcançar paz duradoura no Afeganistão”.

O governo afegão e os talibãs estão com o processo de diálogo suspenso, desde o anúncio da morte do líder fundamentalista talibã mullah Omar, em julho do ano passado, e do aumento da violência nos últimos meses.

O representante da diplomacia do Paquistão disse que as quatro nações que estão reunidas hoje devem procurar “criar condições que atraiam os grupos talibãs para a mesa de negociações e dissuadi-los do uso da violência”.

Além disso, deve traçar um roteiro, com “objetivos realistas e flexíveis”, indicou.

Aziz diferenciou os talibãs disponíveis para dialogar dos “irreconciliáveis” com o governo afegão, apesar de esclarecer que a decisão de como tratar estes últimos deve ser tomada à posteriori, e não como medida inicial.

Javid Faisal, porta-voz do gabinete do primeiro-ministro afegão Abdullah Abdullah, adiantou no domingo que o governo paquistanês ia compartilhar com o Afeganistão uma lista dos talibãs a favor e contrários ao diálogo de paz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?