metropoles.com

Sete comidas “italianas” que só existem no Brasil

Pratos adorados por brasileiros, como filé à parmegiana e rondelli, nunca existiram no país da bota

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Vila-Tevere[1]
1 de 1 Vila-Tevere[1] - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Sardella no couvert, rondelli de prato principal e bife à parmegiana de acompanhamento. Por aqui, essa parece uma refeição típica de cantina, mas muitos italianos se assustariam, já que nenhum desses pratos existem assim na Itália. São diversas as receitas atribuídas ao “país da bota” que, na verdade, foram inventadas ou adaptadas no Brasil.

Muitas das criações e adequações foram feitas por falta de ingredientes tradicionais daqui, na época em que os imigrantes vieram, outras foram apenas inspiradas na nação europeia.

De acordo com Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina, organização com sede em Milão, dois dos pratos comumente atribuídos à Itália são totalmente brasileiros.

“O filé à parmegiana com arroz e fritas foi todo criado aqui. Outros pratos podem ter uma diferença ou outra, mas nada é tão chocante como essa composição”, contou.

Outra criação brasileira é o polpetone, “totalmente produzido no Brasil, pois na Itália é feito no forno, não é frito e não tem o excesso de molho”.

Confira a lista de invenções brasileiras:

7 imagens
<b>Pizzas exóticas</b> — Pizza de chocolate, de cream cheese, de estrogonofe, frango catupiry... são muitas variações que chegam à mesa dos brasileiros. Os italianos aprovam apenas as versões tradicionais do preparo
<b>Sardella</b> — A Sardella é uma receita típica da região da Calábria, feita com sardinha e condimentos. No Brasil, o preparo leva pimentão e variações de anchovas e sardinhas compradas já prontas.
<b> Bolognese</b> — Caso semelhante ao rondelli, o molho bolonhesa ou bolognese tem uma receita similar na Itália, mas chamada de ragú. Agora, o que não existe lá é servir o "espaguete à bolonhesa".
Prepare o café e sirva com leite vegetal. Para adoçar, prefira o adoçante ou o açúcar mascavo;
<b>Palha italiana</b> — O doce feito de brigadeiro e biscoito não tem nada de italiano. Sua origem é brasileira e, muito provavelmente, do Sul do país onde há forte colonização da Itália. A "inspiração" pode ter sido no "salaminho de chocolate", que existe no país da bota, mas tem construção diferente
1 de 7

Fogazza — Apesar de muitos acharem que a origem do prato é a "focaccia" italiana, a receita é bem diferente. O prato brasileiro tem massa de farinha e batata frita, com recheio de queijos ou especiarias diversas. A italiana trata-se de um pão assado e macio, servido com azeite e alecrim.

iStock
2 de 7

Pizzas exóticas — Pizza de chocolate, de cream cheese, de estrogonofe, frango catupiry... são muitas variações que chegam à mesa dos brasileiros. Os italianos aprovam apenas as versões tradicionais do preparo

iStock
3 de 7

Sardella — A Sardella é uma receita típica da região da Calábria, feita com sardinha e condimentos. No Brasil, o preparo leva pimentão e variações de anchovas e sardinhas compradas já prontas.

4 de 7

Bolognese — Caso semelhante ao rondelli, o molho bolonhesa ou bolognese tem uma receita similar na Itália, mas chamada de ragú. Agora, o que não existe lá é servir o "espaguete à bolonhesa".

iStock
5 de 7

Prepare o café e sirva com leite vegetal. Para adoçar, prefira o adoçante ou o açúcar mascavo;

iStock
6 de 7

Palha italiana — O doce feito de brigadeiro e biscoito não tem nada de italiano. Sua origem é brasileira e, muito provavelmente, do Sul do país onde há forte colonização da Itália. A "inspiração" pode ter sido no "salaminho de chocolate", que existe no país da bota, mas tem construção diferente

Divulgação
7 de 7

Rondelli — Apesar do nome italiano, o rondelli -- enrolado de massa com recheio -- não existe no país europeu. Lá existe o "rotoli" ou "rotolini", que tem uma receita muito parecida com a brasileira.

Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?