Empresa com sede em Brasília lança aplicativo que avalia todo tipo de cerveja
Batizado de Zito, o software permite ao usuário avaliar rótulos, escolher os de sua preferência e saber o lugar mais próximo onde encontrá-los
atualizado
Compartilhar notícia
Depois do Vivino — software que reconhece rótulos das garrafas de vinho por meio da captação de imagem (scanner) pelo telefone celular — chegou ao mercado o Zito, aplicativo capaz de identificar todos os tipos de cerveja pelo mesmo sistema. Disponível para Android e Iphone, o Zito teve mais de 2 mil downloads em apenas um mês.
E saiu de Brasília o produto. Mais exatamente da Idehia, empresa que desenvolve aplicativos para celular. Dividido entre a tecnologia e a vontade de investir no mercado cervejeiro, Leonardo Marchini Loureiro, 38 anos, decidiu criar o aplicativo depois de observar o comportamento dos consumidores em suas andanças por empórios e mercados.
“Muitas vezes o consumidor pede dicas aos vendedores das casas especializadas, mas, mesmo entendendo do assunto, essas dicas podem acabar não agradando, por não conhecer o gosto do cliente”, observa.
O aplicativo veio então juntar dois interesses de Leonardo que pareciam paralelos. Afinal, além de ser sócio na Idehia, ele é formado em tecnologia cervejeira pelo Senai em Vassouras (RJ).
Calcula-se que atualmente existem no Brasil mais de 300 cervejarias artesanais, o que representa mais de 2 mil rótulos diferentes circulando em um mercado que cresce ao ritmo de 30% ao ano. Somando isso às importadas, aumenta a utilidade do Zito — nome que vem de zitologia, o estudo da cerveja.
No aplicativo, o consumidor escolhe a cerveja de sua preferência e ainda pode visualizar estabelecimentos próximos, ver os preços e detalhes de cada rótulo, numa espécie de cardápio. E quanto mais usa o aplicativo e avalia os produtos, melhor. O software vai assimilando o gosto do usuário. Se uma cerveja de que a pessoa gostou está em promoção em alguma loja próxima, o Zito avisa.
Os estabelecimentos, por sua vez, podem cadastrar suas cartas de cervejas e extrair relatórios que mostram o padrão de consumo da região.