Super Bowl é neste domingo e atrai atenção do público brasileiro
O Brasil já representa a terceira maior audiência dos jogos da NFL, atrás apenas dos Estados Unidos e do México
atualizado
Compartilhar notícia
O Super Bowl, maior evento de futebol americano, completa sua 51ª edição neste domingo (05/02). O esporte rompeu as fronteiras dos Estados Unidos e se tornou um dos eventos mais assistidos do mundo, com audiência em torno de 100 milhões de pessoas. Por aqui, a bola oval vem ganhando popularidade nos últimos anos.
O crescimento do esporte no país do futebol atraiu os olhares da NFL, liga nacional de futebol americano dos EUA. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior país em termos de audiência nas transmissões dos jogos, perdendo apenas para os Estados Unidos e o México, mas o sucesso não para por aí.
Para aproveitar a divulgação no Brasil, até mesmo o troféu Vince Lombardi, entregue ao vencedor da temporada, fez uma rápida visita a São Paulo e ao Rio de Janeiro em janeiro. A final da temporada será disputada entre o New England Patriots e o Atlanta Falcons — além de contar com um show da cantora pop Lady Gaga durante o intervalo.
O Patriots tem como quarterback o principal jogador do time, Tom Brady, mais conhecido como o marido da Gisele Bundchen. Ele procura conquistar seu quinto título de campeão. No rival, a estrela é Matt Ryan — destaque do Falcons.
Futebol americano e brazuca
Além do aumento de público, o Brasil conta com mais de 130 times amadores, dos quais seis são do Distrito Federal. Mesmo sem times profissionais, no segundo semestre de 2016 houve, pela primeira vez, a Liga Nacional e a Superliga de Futebol Americano, competição que contou com 60 equipes de todo o Brasil.
Por conta disso, a NFL analisa as possibilidades de aumentar a divulgação do esporte, possivelmente através de um jogo da temporada regular aqui no Brasil — seguindo roteiro utilizado na Inglaterra e no México. Recentemente, alguns dos representantes da liga foram ao Maracanã para conferir o estádio. O mais provável é que o Brasil receba o Pro Bowl, uma disputa entre os melhores jogadores da temporada em times misturados.
Essa não é a primeira vez que chamamos a atenção dos americanos com o crescimento do esporte. No ano passado, o único jogador brasileiro na NFL, o kicker Cairo Santos, veio a Brasília para um bate-papo com jogadores da região, no Mané Garrincha. Durante a entrevista, ele contou que fica muito contente em ver o esporte ganhando popularidade no seu país.
O 51º Super Bowl será transmitido ao vivo pelos canais ESPN e Esporte Interativo.