metropoles.com

Plano de segurança para atividades das Olimpíadas no DF é assinado

O efetivo ainda não foi definido, mas o GDF diz que a operação será maior do que a realizada para a Copa do Mundo de 2014

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/Agência Brasília
plano de segurança olimpíadas
1 de 1 plano de segurança olimpíadas - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Foi assinado nesta segunda-feira (7/3) o Plano Tático e Integrado de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Olímpicos Rio 2016 em Brasília. O documento especifica as ações de cada um dos 31 órgãos regionais e federais envolvidos na segurança, antes e durante as disputas, de acordo com o estabelecido em protocolos nacionais e internacionais.

Com efetivo ainda indefinido, a operação será maior do que a realizada para a Copa do Mundo de 2014. Segundo a secretária da Segurança Pública e da Paz Social do DF, Márcia de Alencar, o motivo é a “peculiaridade de se ter mais jogos em um período curto”. Brasília sediará 10 partidas de futebol durante as Olimpíadas, de 4 a 13 de agosto.

Além da segurança nesses dias, o plano envolve o revezamento da tocha olímpica — que será iniciado pela capital em 3 de maio — e o acompanhamento dos atletas em hotéis, traslados e treinamentos. A operação começa no dia 25 de abril, com a chegada do comboio para o fogo olímpico.

As atividades de segurança serão coordenadas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, localizado na Subsecretaria de Integração e Operações da pasta da Segurança Pública e da Paz Social. O espaço conta com 55 telões e sistema de monitoramento em tempo real.

Grandes eventos
Segundo o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, o plano prevê ações específicas para qualquer cenário, como terrorismo, manifestações, violência urbana e desastre natural: “O Brasil tem dado exemplo de resultados positivos em grandes eventos e estamos preparados para esse desafio”. Durante os jogos da Copa do Mundo, em 2014, os visitantes estrangeiros classificaram Brasília como a cidade-sede mais segura, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

Entre as entidades que vão atuar na Operação Olimpíadas estão as polícias civil e militar do DF, o Corpo de Bombeiros, as Secretarias de Saúde, de Mobilidade e da Casa Civil e Relações Institucionais, o Corpo de Bombeiros, a Agência de Fiscalização do DF (Agefis), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento de Trânsito (Detran), a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), entre outros. Com informações da Agência Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?