Plano de segurança para atividades das Olimpíadas no DF é assinado
O efetivo ainda não foi definido, mas o GDF diz que a operação será maior do que a realizada para a Copa do Mundo de 2014
atualizado
Compartilhar notícia
Foi assinado nesta segunda-feira (7/3) o Plano Tático e Integrado de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Olímpicos Rio 2016 em Brasília. O documento especifica as ações de cada um dos 31 órgãos regionais e federais envolvidos na segurança, antes e durante as disputas, de acordo com o estabelecido em protocolos nacionais e internacionais.
Com efetivo ainda indefinido, a operação será maior do que a realizada para a Copa do Mundo de 2014. Segundo a secretária da Segurança Pública e da Paz Social do DF, Márcia de Alencar, o motivo é a “peculiaridade de se ter mais jogos em um período curto”. Brasília sediará 10 partidas de futebol durante as Olimpíadas, de 4 a 13 de agosto.
Além da segurança nesses dias, o plano envolve o revezamento da tocha olímpica — que será iniciado pela capital em 3 de maio — e o acompanhamento dos atletas em hotéis, traslados e treinamentos. A operação começa no dia 25 de abril, com a chegada do comboio para o fogo olímpico.
As atividades de segurança serão coordenadas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, localizado na Subsecretaria de Integração e Operações da pasta da Segurança Pública e da Paz Social. O espaço conta com 55 telões e sistema de monitoramento em tempo real.
Grandes eventos
Segundo o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, o plano prevê ações específicas para qualquer cenário, como terrorismo, manifestações, violência urbana e desastre natural: “O Brasil tem dado exemplo de resultados positivos em grandes eventos e estamos preparados para esse desafio”. Durante os jogos da Copa do Mundo, em 2014, os visitantes estrangeiros classificaram Brasília como a cidade-sede mais segura, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.
Entre as entidades que vão atuar na Operação Olimpíadas estão as polícias civil e militar do DF, o Corpo de Bombeiros, as Secretarias de Saúde, de Mobilidade e da Casa Civil e Relações Institucionais, o Corpo de Bombeiros, a Agência de Fiscalização do DF (Agefis), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento de Trânsito (Detran), a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), entre outros. Com informações da Agência Brasília.