metropoles.com

Medalhistas olímpicos da Geórgia e da Rússia também caem no doping por Meldonium

Após a divulgação de que a tenista Maria Sharapova falhou em exame antidoping, outros casos estão sendo divulgados. O patinador russo Semyon Yelistratov está na lista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wikimedia Commons
Vladimir_Putin_and_Semyon_Yelistratov_24_February_2014
1 de 1 Vladimir_Putin_and_Semyon_Yelistratov_24_February_2014 - Foto: Wikimedia Commons

A inclusão do Meldonium, também conhecido como mildronato, na lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada) está sendo devastadora para o esporte. Após a divulgação de que a tenista Maria Sharapova falhou em exame antidoping, outros casos estão sendo divulgados. A lista tem outros seis atletas de altíssimo rendimento da Rússia, parte da seleção de luta da Geórgia e a fundista Abeba Aregawi, etíope que defende a Suécia.

De acordo com a agência de notícias russa R-Sport, outros três atletas da patinação velocidade já foram flagrados com mildronato no organismo: Semyon Yelistratov, campeão olímpico, Pavel Kulizhnikov, campeão mundial, e Ekaterina Konstantinova.

“Existe a altíssima possibilidade, e vamos provar isso, que a substância proibida foi plantada no corpo deles deliberadamente”, argumentou o presidente da Federação Russa de Patinação, Alexei Kravtsov, sem confirmar os nomes divulgados pela R-Sport. Ele promete provar a inocência dos três.

Antes, também a campeã mundial de patinação artística Ekaterina Bobrova, o jogador Alexander Markin, destaque da seleção de vôlei, e o ciclista Eduard Vorganov também haviam sido pegos no doping pela mesma substância, presente num remédio cardíaco produzido na Estônia e banido desde 1.º de janeiro.

Ao que tudo indica, essa substância era altamente consumida por esportistas de alto rendimento, possivelmente para obter ganho esportivo. Nesta quarta-feira (9/3), o jornal científico The British Journal of Sports Medicine publicou artigo que afirma que pelo menos 490 atletas que participaram dos Jogos Europeus do ano passado utilizaram o Meldonium.

A substância era consumida, por exemplo, pela seleção de luta da Geórgia. Um dos principais lutadores do país, Davit Modzmanashvili, prata olímpico em Londres-2012, admitiu o uso da substância. Como seria reincidente, deve ser banido do esporte. De acordo com a Federação Georgeana de Luta, outros cinco lutadores falharam em teste antidoping no ano passado, sem revelar seus nomes.

Também nesta quarta-feira (8) foi confirmado que o doping da corredora sueca Abeba Aregaw, divulgado no fim de fevereiro, também foi para Meldonium. De acordo com a Etiópia, um total de nove atletas foram flagrados no doping no início do ano, mas nem os nomes nem as substâncias foram revelados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?