Brasil goleia Dinamarca por 4×0 e disputa quartas contra Colômbia
A seleção finalmente marca na competição e se prepara para a fase de mata-mata, neste sábado (13/8), em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
Ufa! A Seleção Masculina de Futebol finalmente desencantou nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e foi em grande estilo. Na noite desta quarta-feira (10/8), na Arena Fonte Nova, em Salvador, a equipe brasileira fez uma apresentação de gala e venceu a Dinamarca por 4×0, com dois gols do atacante Gabigol. Nas quartas-de-final, a equipe nacional enfrentará a Colômbia, neste sábado (13/8), em São Paulo.
Além do centro-avante santista, Gabriel Jesus e o Luan, que entrou no lugar do volante Philipe Anderson, também marcaram gols para o Brasil. A atuação da Seleção Brasileira arrancou elogios de quem acompanhava a partida no Twitter. Os atacantes do time ficaram entre os assuntos mais comentados da rede social.
Agr sim o Brasil ta jogando
— Biel (@Luc_Biel_) August 11, 2016
Olha o #Bra parecendo #BRASIL de verdade verdadeira! Mar minininooo!
— Simonir Rodrigues (@simonir_) August 11, 2016
Brasil acordou kk
— Mk. (@Mayk_Shinoda) August 11, 2016
que vitoria do brasil hein meus amigos
— leandrx (@ledotario) August 11, 2016
Na saída do campo, o atacante Gabigol, um dos destaques da partida, comentou a vitória. “Criamos muitas chances, assim como nos outros jogos. A diferença é que dessa vez a bola entrou”, comentou o santista. O zagueiro Marquinhos afirmou que a postura do time foi diferente. “Procuramos apoio em nossos familiares e no nosso grupo para mudar nosso jogo”, comentou.Brasil tá sem freio agr
— Carlos (@AlvarengaCarlo5) August 11, 2016
Pressão
Depois de dois empates em 0x0 contra a África do Sul e contra Iraque, a Seleção Brasileira chegou muito pressionada para a partida desta quarta (10). Os principais jogadores da equipe, Neymar, Renato Augusto, Gabigol e Gabriel Jesus sofreram duras críticas após os primeiros jogos.
Apesar da pressão, a ansiedade acabou aos 26 minutos do 1º tempo. Após um bate ou rebate, Douglas Santos cruzou da esquerda, a bola atravessou toda a grande área e chegou nos pés do atacante Gabigol, que marcou o primeiro gol dos meninos do Brasil no torneio.
Ainda no primeiro tempo, após jogada de Gabigol pelo lado direito, o atacante Gabriel Jesus entrou na segunda trave e empurrou para o gol. O jogador do Palmeiras era um dos mais pressionados após perder uma chance incrível no jogo contra a África do Sul.
OLHO NO LANCEE #BrasilDinamarca #Olimpiadas2016 #Gabriel #SegundoGol #Rio2016 #Futebol
Um vídeo publicado por Rafael Rocha (@rafaeuros) em
O terceiro gol veio depois de um momento de brilho do craque Neymar. Em bela jogada individual, ele achou o lateral-esquerdo Douglas Costa, que cruzou para o atacante Luan empurrar para as redes. No estádio, a torcida baiana mostrou que a confiança na Seleção Brasileira reapareceu. “O campeão voltou”, gritavam os torcedores.
Gabigol teve tempo para marcar o quarto gol, aos 35 minutos do 2º tempo. Em mais uma jogada de efeito, Neymar achou Gabriel Jesus, que chutou para grande defesa do goleiro dinamarquês, Jeppe Hojbjerg. No rebote, Gabigol bateu de perna esquerda e marcou.
Mudanças
Não foi só a postura dentro de campo que estava diferente na Seleção Brasileira na noite desta quarta-feira (10). O treinador Rogério Micale promoveu duas mudanças no time. O volante Wallace entrou no lugar do suspenso Thiago Maia e Luan ganhou a posição de Philipe Anderson. As alterações surtiram efeito e o futebol modorrento e sem brilho dos primeiros jogos, foi substituído por um jogo mais dinâmico e efetivo.
Com as alterações, Renato Augusto, que foi vaiado no jogo contra o Iraque, fez uma função mais recuada. O novo posicionamento do camisa 5 diminuiu a distância entre a linha de defesa e os jogadores do meio-campo. Ao mesmo tempo, Luan promoveu maior movimentação ao time. Enquanto o trio de ataque — Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar — trocaram de posições o jogo todo. As mudanças na dupla de volantes agradou aos torcedores.
Ow mas agr sério, Wallace e Renato Augusto arrumou o meio de campo do Brasil
— Renato (@renatorv7) August 11, 2016
Outra novidade na partida foi a atuação de Neymar. O craque brasileiro, bastante criticado nas últimas partidas, voltou a ser o líder técnico do time em campo. Dois gols começaram em jogadas do atacante do Barcelona. Taticamente, o jogador ficou menos preso ao lado esquerdo do campo: flutuando para o meio, fez boas tabelas e deu duas assistências açucaradas, para Douglas Costa e Gabriel Jesus.
Ficha Técnica
Brasil: Weverton; Zeca (William), Rodrigo Caio, Marquinhos (Luan Garcia) e Douglas Santos; Walace, Renato Augusto (Rodrigo Dourado) e Luan; Gabriel Barbosa, Gabriel Jesus e Neymar. Técnico: Rogério Micale.
Dinamarca: Hojbjerg; Puggaard (Kasper Larsen), Gregor, Edi Gomes e Mathiasen; Borsting (Nielsen), Maxso, Jonsson e Vibe; Larsen e Brock-Madsen (Skov). Técnico: Niels Frederiksen.
Gols: Gabriel Barbosa, aos 25, e Gabriel Jesus, aos 39 minutos do primeiro tempo; Luan, aos 4, e Gabriel Barbosa, aos 35 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Maxso (Dinamarca); Gabriel Jesus (Brasil).
Árbitro: Alireza Faghani (Fifa/Irã).
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).