Militares fazem simulação de atentado terrorista no Mané Garrincha
Cerca de 250 homens do Exército e mais de 100 agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estiveram no local
atualizado
Compartilhar notícia
Equipes do Exército, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar realizaram na manhã desta quinta-feira (28/7) uma simulação de atentado no estádio Mané Garrincha. O exercício teve como objetivo preparar as forças de segurança para um eventual ataque terrorista durante os jogos das Olimpíadas realizados no local.
Durante a ação, cerca de 250 homens do Exército e mais de 100 agentes das outras instituições representaram a evacuação do estádio após a explosão de uma bomba de efeitos químicos.
Na simulação, policiais militares foram responsáveis por orientar o público para fora do estádio. Na parte externa, equipes do Exército montaram estrutura para atender e descontaminar as supostas vítimas.A simulação permite que cada órgão saiba desempenhar seu papel em casos semelhantes e efetuar os protocolos de segurança
explica o tenente-coronel André Baumgratz, do Centro de Coordenação Tática Integrada
Na visão do coronel Baumgratz, responsável pelo exercício, a atuação respondeu ao esperado. “Conseguimos fazer o atendimento no tempo esperado, de cerca de 25 minutos. A integração entre as forças também foi muito boa”.
Apesar dos treinamentos, o militar acredita que as chances de um atentado são baixas. “No dia dos jogos, faremos uma varredura antes da chegada do público e será realizada fiscalização intensa nos arredores. De qualquer forma, estaremos preparados”, afirma.
Outros dois testes estão previstos para esta quinta-feira. Por volta de 14h30 será montado um posto de fiscalização na BR-060 para vistoriar veículos de carga. Às 22h30, grupos táticos farão exercício na estação central do metrô, onde simularão um ataque com tomada de representantes de reféns.