Mais uma medalha. Mayra ganha luta e garante bronze
Primeira mulher brasileira a ter duas medalhas olímpicas, atleta venceu luta contra a cubana Yalennis Castillo
atualizado
Compartilhar notícia
A busca por medalhas para o Brasil teve mais um episódio, nesta quinta-feira (11/8). Mayra Aguiar, da categoria 78kg, disputou o bronze com a cubana Yalennis Castillo.
Mayra conseguiu um yuko (ponto) logo no início da luta. Ela tentou a imobilização, mas a cubana escapou. A judoca brasileira tentou uma chave de braço, mas a oponente resistiu. Mayra atacava a gola da rival dominada e a cubana tomou punição (shido) por pisar fora da área de combate. Castillo fez entrada de golpe, caiu, e Mayra montou na rival e a imobilizou.Mayra já enfrentou Castillo nove vezes. Venceu oito e perdeu apenas uma. Após a vitória, a judoca beijava a bandeira do lado esquerdo do peito do seu quimono. Ela ganhou sua segunda medalha olímpica.
“Satisfação conquistar uma medalha olímpica. Foi difícil sair da outra luta e voltar pra próxima competição. Ainda vou lutar muito, muito feliz com duas medalhas de bronze”, disse Mayra em entrevista ao SporTV.
Esta é a 21ª medalha da história do judô nos Jogos Olímpicos, esporte que mais rendeu medalhas para o Brasil.
Histórico
Campeã mundial em 2014 e medalhista de bronze em Londres-2012, Mayra Aguiar enfrentou, na estreia, a australiana Miranda Giambelli. Em 30 segundos de luta, a brasileira aplicou um wazari sobre a adversária e conseguiu imobilizá-la, garantindo a vitória no combate.
Nas quartas de final, a judoca derrotou a alemã Luise Malzahn. A oponente tentou fazer projeção na brasileira, mas não conseguiu encaixar o golpe. A luta chegou ao fim e Mayra venceu por um shidô (punição) de vantagem.
Chegou às semifinais, onde perdeu da francesa Audrey Tcheumeo. Tentando se recuperar, Mayra fez entrada de golpe e derrubou a rival, mas o juiz não marcou nada. Buscando ippon, a judoca acabou recebendo uma segunda punição. Tcheumeo evitava a luta, querendo ganhar tempo. A oponente francesa recebeu uma punição (shido) e Mayra Aguiar perdeu a luta por um shido de diferença.
Assim como Mayra, a francesa foi medalha de bronze em Londres 2012.
Em competições de peso disputadas no Brasil, Mayra tem uma prata no Pan-Americano de 2007 e duas eliminações precoces em Mundiais, 2007 e 2013, todas realizadas no Rio.