metropoles.com

Mais uma medalha. Mayra ganha luta e garante bronze

Primeira mulher brasileira a ter duas medalhas olímpicas, atleta venceu luta contra a cubana Yalennis Castillo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rio-2016
mayraaguiar
1 de 1 mayraaguiar - Foto: Rio-2016

A busca por medalhas para o Brasil teve mais um episódio, nesta quinta-feira (11/8). Mayra Aguiar, da categoria 78kg, disputou o bronze com a cubana Yalennis Castillo.

Mayra conseguiu um yuko (ponto) logo no início da luta. Ela tentou a imobilização, mas a cubana escapou. A judoca brasileira tentou uma chave de braço,  mas a oponente resistiu. Mayra atacava a gola da rival dominada e a cubana tomou punição (shido) por pisar fora da área de combate. Castillo fez entrada de golpe, caiu, e Mayra montou na rival e a imobilizou.

Mayra já enfrentou Castillo nove vezes. Venceu oito e perdeu apenas uma. Após a vitória, a judoca beijava a bandeira do lado esquerdo do peito do seu quimono. Ela ganhou sua segunda medalha olímpica.

“Satisfação conquistar uma medalha olímpica. Foi difícil sair da outra luta e voltar pra próxima competição. Ainda vou lutar muito, muito feliz com duas medalhas de bronze”, disse Mayra em entrevista ao SporTV.

Esta é a 21ª medalha da história do judô nos Jogos Olímpicos, esporte que mais rendeu medalhas para o Brasil.

Histórico
Campeã mundial em 2014 e medalhista de bronze em Londres-2012, Mayra Aguiar enfrentou, na estreia, a australiana Miranda Giambelli. Em 30 segundos de luta, a brasileira aplicou um wazari sobre a adversária e conseguiu imobilizá-la, garantindo a vitória no combate.

Nas quartas de final, a judoca derrotou a alemã Luise Malzahn.  A oponente tentou fazer projeção na brasileira, mas não conseguiu encaixar o golpe. A luta chegou ao fim e Mayra venceu por um shidô (punição) de vantagem.

Chegou às semifinais, onde perdeu da francesa Audrey Tcheumeo. Tentando se recuperar, Mayra fez entrada de golpe e derrubou a rival, mas o juiz não marcou nada. Buscando ippon, a judoca acabou recebendo uma segunda punição. Tcheumeo evitava a luta, querendo ganhar tempo. A oponente francesa recebeu uma punição (shido) e Mayra Aguiar perdeu a luta por um shido de diferença.

Assim como Mayra, a francesa foi medalha de bronze em Londres 2012.

Em competições de peso disputadas no Brasil, Mayra tem uma prata no Pan-Americano de 2007 e duas eliminações precoces em Mundiais, 2007 e 2013, todas realizadas no Rio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?