Em cerimônia no Palácio do Planalto, Temer acende Tocha Paralímpica
Presidente interino estava acompanhado do atleta Yahanson Nascimento e afirmou estar emocionado com mais esse evento esportivo. Rollemberg também esteve na cerimônia
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente interino Michel Temer (PMDB/SP) recebeu, nesta quarta-feira (25/8), a Tocha Paralímpica no Palácio do Planalto. A chama foi acesa por ele e pelo paratleta Yahanson Nascimento, em evento que contou também com a presença do Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e do ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB-RJ).
Cerca de 40 atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro representaram os 278 esportistas do país que estarão nos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro. “É com muita emoção, alegria e patriotismo que eu irei acender essa Tocha. Nós fomos capazes de organizar um evento que ganhou aplauso internacional, a Olimpíada. E vamos repetir isso com as Paralimpíadas”, declarou Michel Temer. O presidente convidou o paratleta Yohanson Nascimento para acender a Tocha ao seu lado.
“Eu estou muito preparado. Acabou a Olimpíada e agora somos nós quem vamos continuar deixando a chama acesa e trazer medalhas para o Brasil”, declarou Yohanson, que é do atletismo e nasceu sem as duas mãos. Medalhista de ouro nos 200m das Paralimpíadas de Londres, ele espera repetir o feito, agora em casa, no Rio de Janeiro.
No dia 1º de setembro, a Tocha fará o revezamento no DF, passando por instituições que assistem pessoas com deficiência. O símbolo será levado para o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, onde percorrerá um trajeto de 10km, em revezamento de mão em mão, até chegar a uma tocha instalada em um palco. O local dentro do parque ainda não foi decidido.
Depois, o fogo olímpico segue para Belém, Natal, São Paulo, Joinville, até chegar ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos, no dia 5 de setembro. Os Jogos Paralímpicos começam em 7 de setembro e vão durar 12 dias.