GDF libera R$ 183 mil para instalação de 45 postes próximos ao Mané
Medida visa maior segurança na região da arena durante os Jogos Olímpicos. Secretarias de Segurança Pública e de Esporte, Turismo e Lazer pedem urgência no processo
atualizado
Compartilhar notícia
Construído em espaço nobre de Brasília, os privilégios do Mané Garrincha não se restringem à localização. A pouco menos de três semanas de sediar a primeira de 10 partidas de futebol dos Jogos Olímpicos que serão realizadas na capital, a arena receberá novos investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF). A calçada de 1,2km que separa o estádio da 5ª Delegacia de Polícia, na região central de Brasília, ganhará 45 postes, ao custo de R$ 183.538,39.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF de quinta-feira (14/7). Os recursos são da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinesp). Segundo a pasta, a medida se deu devido a um pedido de urgência feito pelas secretarias de Segurança Pública e da Paz Social e de Esporte, Turismo e Lazer, visando as partidas de futebol nas Olimpíadas. “A iluminação do perímetro favorecerá a segurança na região durante os Jogos e constituirá um legado para a população depois de encerrado o evento esportivo”, disse a Sinesp em nota.
Ainda de acordo com a secretaria, o pedido para iluminar o trecho já “constava no cronograma e apenas foi antecipado”. Por meio de nota, a pasta reforçou que outras regiões do DF não serão prejudicadas com a instalação dos postes na região do Mané Garrincha.
A Sinesp esclarece que recebe demandas de iluminação pública das Administrações Regionais e de outros órgãos. Essas demandas são atendidas respeitando as prioridades do governo, e observam critérios de ordem de chegada, disponibilidade de recursos e capacidade de realização da CEB
Sinesp, em nota
Procurada, a CEB informou que os postes a serem instalados no trecho serão reaproveitados e que, por isso, não tem como precisar o gasto com cada unidade. “Serão executados serviços de limpeza, pintura, troca de lâmpadas queimadas e novo cabeamento para instalação”, listou o órgão, também em nota.
A CEB disse ainda que a medida não prejudicará outras regiões do DF, uma vez que os serviços são executados à medida que as administrações regionais liberam recursos. De acordo com a companhia, há um planejamento para que outras regiões do Distrito Federal também recebam pontos de iluminação pública ainda este ano.
Entre eles, o órgão listou a ligação das BRs 070 e 080, em Brazlândia, a marginal da rodovia de acesso ao Gama, a pista de cooper e ciclovias do Parque da Cidade e o estacionamento e a ciclovia entre o Setor Comercial Sul e o Hospital de Base do DF (HBDF). Ceilândia, Taguatinga e Noroeste também estão no cronograma da companhia.