metropoles.com

Mané Garrincha está fora do Brasileirão 2017

Equipes estão proibidas de vender mando de campo no Brasileirão a partir deste ano. Brasília sofre golpe no calendário de jogos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
manegarrincha
1 de 1 manegarrincha - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha sofreu um duro golpe nesta segunda-feira (20/2). Em medida anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes estão proibidos de vender mandos de campo para outros estados. Sem representantes nas principais divisões de futebol do país, o Distrito Federal ficará sem jogos do Brasileirão em 2017.

A arena, que custou R$ 1,8 bilhão aos cofres públicos e demanda do GDF R$ 13 milhões anuais em manutenção, pode ficar sem receber uma partida sequer a partir de maio, quando ocorrem as finais do Campeonato Candango. A proibição da CBF, porém, é válida apenas para o Campeonato Brasileiro, o que permite clubes mandarem jogos aqui em outras competições, como a Copa do Brasil.

Há também a possibilidade — remota — de Ceilândia e Luziânia optarem por jogar no estádio de 70 mil lugares na Série D do Brasileiro ou na Copa Verde. As equipes são as representantes do DF na busca pelo acesso à Série C. Os times, porém, mandam seus jogos no Abadião e na Serra do Lago, respectivamente.

Candangão
Desde a reinauguração em 2013, na final do Campeonato Candango vencido pelo Brasiliense, o Mané Garrincha recebeu 99 partidas. Em 2017, abrigou Flamengo e Grêmio pela Copa Primeira Liga e cinco partidas do Candangão, estas sempre com públicos inferiores a 500 pagantes.

A medida prejudica outras arenas construídas para a Copa do Mundo de 2014, como a de Manaus, Natal e Cuiabá, onde não há representantes na elite do futebol nacional. A decisão foi tomada pelos próprios clubes. O Flamengo foi um dos que se posicionou de forma contrária à decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?