metropoles.com

Johan Cruyff, ex-jogador holandês, morre após lutar contra câncer

O futebolista se tornou em um ídolo após coordenar a seleção holandesa na Copa de 1974, momento em que ficou o time conhecido como “Laranja Mecânica”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
johan cruyff holandês laranja mecânica
1 de 1 johan cruyff holandês laranja mecânica - Foto: Reprodução

O jogador holandês Johan Cruyff morreu por causa de um câncer no pulmão nesta quinta-feira (24/3). Ele tinha 68 anos e foi diagnosticado com a doença em outubro de 2015. O anúncio foi dado pelo site oficial do jogador.

Cruyff se tornou um ídolo nos anos 1970 por conta do grande conhecimento tático e técnico que possuía. Ele fo o maestro da seleção oficial da Holanda na Copa de 1974, quando o time ficou conhecido como “Laranja Mecânica”. Utilizando uma tática inovadora, os jogadores não mantinham uma posição fixa durante os jogos. Em 1978, se recusou a participar do Mundial na Argentina por não concordar com o regime ditatorial que comandava o país na época.

O holandês jogou em times como Ajax e Barcelona. No time espanhol atuou também como técnico entre 1990 e 1994, sendo, inclusive, o treinador do ex-jogador brasileiro Romário.

Acordamos com a triste notícia da morte do meu amigo holandês Johan Cruyff. Tive o privilégio de tê-lo como treinador…

Publicado por Romário Faria em Quinta, 24 de março de 2016

Cruyff nunca poupou elogios a Romário e inclusive chegou a tornar pública uma história na qual concedeu ao ex-atacante um dia a mais de folga para vir ao Rio no carnaval em troca de dois gols em uma partida do Espanhol. Para o brasileiro, era este trato com os jogadores que tornava o holandês diferenciado.

Repercussão
A morte de Cruyff na manhã desta quinta gerou repercussão imediata nos clubes Ajax e Barcelona e na federação nacional, que prestaram homenagens.

“Sempre te amaremos, Johan. Descanse em paz”, publicou a página do Barcelona no Twitter logo após o anúncio da morte. “O Barcelona expressa sua dor pela morte de Johan Cruyff, que foi jogador, treinador e sempre estará na história do clube”, completou depois em nota oficial o clube.

Cruyff atuou no clube catalão por cinco temporadas, entre 1973 e 1978, nas quais conquistou o Espanhol de 1973/1974 e a Copa do Rei de 1977/1978. Voltou ao Barcelona em 1988 como treinador e permaneceu por lá até 1996, levando o time à primeira conquista da Liga dos Campeões de sua história, em 1991/1992.

“O Barcelona quer transmitir seus mais sentidos pêsames à sua família, com a qual compartilha estes momentos de dor, com os sócios, os torcedores e o mundo do futebol e do esporte. Obrigado, Cruyff”, escreveu o clube. “Tanto como jogador quanto como técnico, você mudou a história do clube. Obrigado, Johan”, completou o presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, através do Twitter.

Como o clube catalão, o Ajax não poderia deixar de lembrar um de seus maiores ídolos da história. Cruyff foi formado nas divisões de base do time nos anos 60 e lá atuou até 1973, conquistando três Ligas dos Campeões e oito Campeonatos Holandeses. Também treinou a equipe entre 1985 e 1988.

“Johan Cruyff morreu hoje com 68 anos. Nossas mais profundas condolências vão para sua família e entes amados”, anunciou o clube holandês em seu site. “O maior jogador do Ajax em todos os tempos sofria desde outubro do ano passado de um câncer no pulmão.”

A outra camisa com a qual Cruyff brilhou foi a da seleção holandesa. Ele ficou marcado por ser o principal nome da equipe que trouxe para o futebol a “Laranja Mecânica” e se sagrou vice-campeã da Copa do Mundo de 1974, que ficou com a Alemanha. Se aposentou da seleção em 1977, um ano antes de o país ser novamente o segundo colocado de uma Copa, desta vez vencida pela anfitriã Argentina.

“A morte de Johan Cruyff afeta todos nós, todos os amantes do futebol e toda a Federação Holandesa de Futebol”, disse o diretor da entidade Bert van Oostveen. “Estamos entristecidos pela morte de um fenômeno sem precedentes em nosso futebol, nosso país e nosso mundo. Johan foi e é indiscutivelmente o melhor jogador que o futebol holandês já revelou.” Com informações da Agência Estado

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?