metropoles.com

Campeão olímpico, Kitajima se aposenta após perder luta por Rio-2016

O nadador lutava para disputar a sua quinta Olimpíada, mas não conseguiu superar as seletivas nacionais dos 100 e dos 200 metros peito, em Tóquio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Kitajima nadador
1 de 1 Kitajima nadador - Foto: Divulgação

Quatro vezes campeão olímpico, o nadador japonês Kosuke Kitajima anunciou a sua aposentadoria nesta sexta-feira, logo após fracassar em sua tentativa de se classificar para os Jogos do Rio-2016. Ele lutava para disputar a sua quinta Olimpíada, mas não conseguiu superar as seletivas nacionais dos 100 e dos 200 metros peito, em Tóquio.

Estrela do esporte mundial e maior nadador da história do Japão, o atleta de 33 anos de idade ficou apenas em quinto lugar nas eliminatórias dos 200m peito ao cravar o tempo de 2min09s96 nesta sexta. As vagas do país nesta prova ficaram com Yasuhiro Koseki (2min08s14) e Ippei Watanabe (2min09s45).

Antes disso, na terça-feira, Kitajima também fracassou na seletiva dos 100m peito, sendo que ele condicionou a sua continuidade na natação profissional à disputa da Olimpíada de 2016.

“Eu sabia que minha carreira acabaria no Rio ou em Tóquio esta semana. Na minha cabeça está tudo encerrado. Tive um longo e duro caminho para tentar novamente se classificar para uma olimpíada, mas tenho de aceitar o resultado. Não tenho arrependimentos”, afirmou o nadador, em entrevista coletiva, na qual segurou as lágrimas ao comentar o seu fracasso na seletiva nacional.

Kitajima foi medalhista de ouro das provas dos 100 e 200 metros peito nos Jogos de Atenas-2004 e Pequim-2008, assim como ajudou o Japão a faturar a prata no revezamento 4x100m medley na Olimpíada de Londres, em 2012. Para completar, ele também foi bronze nesta última prova em Atenas e Pequim.

O astro japonês ainda conquistou três medalhas de ouro em Mundiais, sendo duas delas em Barcelona-2003, nos 100 e 200 metros peito, prova na qual voltaria ao topo do pódio na edição de 2007 da competição, em Melbourne. Ele também acumula outras quatro medalhas de prata e cinco de bronze em Mundiais.

Nos Jogos de Pequim, por sua vez, ele quebrou o recorde mundial dos 100 metros peito ao cravar 58s91, assim como na mesma competição bateu o recorde olímpico dos 200 metros peito com o tempo de 2min07s64.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?