metropoles.com

Blatter diz que aceitará veredicto em apelação na CAS

Ex-presidente da Fifa foi afastado por seis anos do futebol, após envolver-se em caso de conflito de interesses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Steffen Schmidt/AP/Estadão Conteúdo
Blatter
1 de 1 Blatter - Foto: Steffen Schmidt/AP/Estadão Conteúdo

O ex-presidente da Fifa Joseph Blatter aceitará o veredicto final da Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), segundo afirmou na manhã desta quinta-feira (25/8), antes do julgamento de sua apelação. Blatter foi afastado por seis anos do futebol, após envolver-se em um caso de conflito de interesses.

“Aceitarei o veredicto. Confio que será positivo para mim”, assegurou o ex-presidente da Fifa. “Meu nome não seria Sepp Blatter se eu não tivesse fé, se eu não fosse otimista. Aceitarei o veredicto porque, no futebol, nós aprendemos a ganhar, o que é fácil, e também aprendemos a perder. Mas isso não é bom, e não gostaria de perder”, ponderou.

As declarações de Blatter sugerem que ele não levará o caso à Justiça comum mesmo em caso de derrota. Em maio, durante apelação semelhante à do suíço, o ex-presidente da Uefa Michel Platini teve apenas sua pena diminuída de seis para quatro anos. A expectativa é que o veredicto de agora seja similar.

O suíço de 80 anos é suspeito de ter pago indevidamente US$ 2 milhões a Platini em 2011. Eles foram suspensos por oito anos, mas a pena foi diminuída após julgamento realizado no começo do ano. Blatter, ainda assim, recorreu à CAS, em apelação que começa a ser analisada nesta quinta.

Os dirigentes argumentam que o pagamento era um salário atrasado por um serviço prestado nove anos antes. Mas os juízes e o Ministério Público da Suíça suspeitam que o dinheiro era um pagamento para que o francês não se apresentasse como candidato nas eleições da Fifa daquele ano.

Suspenso desde o final de 2015, Blatter renunciou à presidência da Fifa e não pôde sequer estar presente na eleição que apontou seu substituto, vencida pelo ex-secretário-geral da Uefa Gianni Infantino, em fevereiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?