UniCeub deixa o basquete e time corre risco de não disputar o NBB
Após sete anos, instituto de educação rompe parceria e se despede do basquete. Capital pode ficar sem representante na elite do esporte
atualizado
Compartilhar notícia
O basquete de Brasília perdeu, nesta quarta-feira (7/6), o seu principal apoiador. Em nota, o UniCeub divulgou que não vai mais patrocinar a equipe que carregou o nome da instituição nos últimos sete anos. Agora, o Instituto Viver Esporte (IVE), dono da vaga no Novo Basquete Brasil (NBB), definirá os rumos da equipe.
As possibilidades são desde a chegada de um novo patrocinador, que rebatizaria o time, até a venda da vaga para alguma instituição dentro ou fora de Brasília. Qualquer decisão deverá ser informada e aprovada pela Liga Nacional de Basquete.Nos bastidores, comenta-se que o clube passava por dificuldades financeiras, o que retardou, inclusive, a renovação do contrato de atletas do elenco. Premiações também não teriam sido pagas e até o aluguel com o ginásio da AsCEB (904 Sul) estaria em débito. Os atrasos não estariam ocorrendo por falta de repasse de verbas, mas por ingerência dos administradores.
Hoje, o clube tem contrato renovado apenas com quatro aletas: Deryk Ramos, Jefferson Campos, Lucas Mariano e João Phyllipe. Dois dos titulares, Guilherme Giovannoni e Fúlvio, têm compromisso com a agremiação apenas até 31 de julho.
Com o nome do UniCeub, o time brasiliense foi campeão do NBB em 2011 e 2012 e faturou a Liga Sul-Americana em 2010, 2013 e 2015. Grandes nomes do esporte atuaram pelo clube nessa fase vencedora, incluindo Alex Garcia, Nezinho, Guilherme Giovannoni e Arthur.
Confira a nota oficial divulgada pela faculdade
O UniCEUB, como um dos patrocinadores, tem a honra e o orgulho, ao longo destes sete anos, de ter estado ao lado do time mais vitorioso de Brasília. Além de importantes conquistas, como dois títulos nacionais, três títulos internacionais, mais de 20 mil pontos marcados no Novo Basquete Brasil e mais de 260 partidas disputadas, Brasília consagrou-se como a mais nova capital do basquete no país e a recordista de público da história nacional da modalidade.
Com um time vencedor e com importantes jogadores convocados pela seleção brasileira, o UniCEUB, durante anos, incentivou a formação de muitos atletas na cidade, contribuindo para que nossa querida Brasília se tornasse referência no cenário brasileiro deste esporte. Hoje a capital federal reúne um núcleo forte de treinamento de base, e é esse o grande legado que deixaremos para as futuras gerações.
Diante desse contexto e com a certeza de ter cumprido esta importante missão e ter escrito uma história de conquistas, nos despedimos e agradecemos a todos os profissionais envolvidos, especialmente, aos torcedores desta arena que se tornou Brasília. Para os próximos desafios, continuamos fortes na torcida e desejamos ao Instituto Viver Esporte – IVE, que toda essa trajetória de sucesso permaneça por muitas temporadas.