metropoles.com

Aumenta busca por suicídio na internet após “13 Reasons Why”

Estudo realizado pela Universidade Estadual de San Diego, nos EUA, mostra que a busca pelo termo “como se suicidar” aumentou 26%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
13 reasons why
1 de 1 13 reasons why - Foto: Divulgação

A série da Netflix “13 Reasons Why” proliferou o pensamento suicidas entre jovens. Essa é a constatação de um estudo realizado pela Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos. Os dados foram divulgados na revista “JAMA Internal Medicine”.

De acordo com o relatório do trabalho universitário, houve um aumento de 19% no número de buscas pela palavra “suicídio” na internet após o lançamento da série. O termo “como se suicidar” cresceu em 26%, “cometer suicídio”, 18%, e “como se matar”, 9%.

Ao mesmo tempo, a procura por termos como “prevenção ao suicídio” e “serviço de ajuda a suicidas” também aumentaram: 23% e 12%, respectivamente. Para chegar a estes resultados, os pesquisadores analisaram os dados do Google Trends nos Estados Unidos.

6 imagens
<b>"Atypical". Em 11 de agosto</b>. Depois de abordar o suicídio em "13 Reasons Why", a Netflix desbrava outro tema de interesse em nova série original. Desta vez, um jovem autista de 18 anos tenta adquirir independência e arranjar uma namorada.
1 de 6

Netflix/Divulgação
2 de 6

"Atypical". Em 11 de agosto. Depois de abordar o suicídio em "13 Reasons Why", a Netflix desbrava outro tema de interesse em nova série original. Desta vez, um jovem autista de 18 anos tenta adquirir independência e arranjar uma namorada.

Netflix/Divulgação
3 de 6

Netflix/Divulgação
4 de 6

Netflix/Divulgação
5 de 6

Netflix/Divulgação
6 de 6

Netflix/Divulgação

 

O período analisado foi do dia 31 de março de 2017, data do lançamento do seriado, a 18 de abril, quando o ex-jogador de futebol americano Aaron Hernandez se suicidou.

O pesquisador conclui seu trabalho afirmando que a série deveria ser retirada do ar e ser adaptada para estar de acordo com os padrões acordados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das mudanças necessárias seria a retirada de cenas que contenham atos suicidas.

Ainda assim, a plataforma de streaming anunciou que fará uma 2ª temporada de “13 Reasons Why”. De acordo com um dos produtores-executivos da série, Brian Yorkey, as histórias dos 12 personagens das fitas de Hannah serão exploradas com mais detalhes. Ainda não há data de lançamento.

A série
Inspirado no livro “Os 13 Porquês”, de Jay Asher, a trama mostra o cotidiano de uma escola após Hannah Baker (Katherine Langford) tirar a própria vida. Após o suicídio, a adolescente deixa 13 fitas cassetes com confissões sobre as razões de ter tomado uma atitude tão extremada.

O pacote cai nas mãos de Clay Jensen (Dylan Minnette), jovem que era apaixonado pela menina. A partir daí, o rapaz tenta juntar todas as informações e compreender os 13 porquês do suicídio de Hannah.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?