metropoles.com

Peça “Azul da Prússia” rememora o cotidiano da ditadura militar

Alexandre Ribondi, ator, diretor e autor, inspirou-se na atual turbulência política brasileira para a montagem que estreia nesta sexta (20)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Thiago Barreto/Divulgação
Azul da Prússia 1 – Foto Thiago Barreto – M
1 de 1 Azul da Prússia 1 – Foto Thiago Barreto – M - Foto: Thiago Barreto/Divulgação

Um morador de rua conversa com um jovem perdido. O ambiente: uma noite numa parada de ônibus qualquer de Brasília. O assunto: memórias da ditadura militar. Assim funciona “Azul da Prússia”, nova peça do ator e diretor Alexandre Ribondi, que estreia nesta sexta-feira (20/1) no Teatro Brasília Shopping.

Ribondi, também autor do espetáculo, afirma que se inspirou na atual turbulência política brasileira para resgatar as dores e os horrores promovidos enquanto os militares estiveram no poder. “Como estamos vivendo momentos de muita incerteza no país, é importante voltar a falar dos anos 1960 e 1970 na história brasileira”, disse.

Opção pela poesia
Apesar disso, a peça não faz uso do discurso panfletário, preferindo utilizar a poética como forma de denúncia. “Quase ninguém para pra pensar, mas o mais atroz da ditadura é o dia a dia. É cada dia. Cada olhar de rabo de olho na rua, cada carro de polícia que passa. Isso é muito difícil”, diz um dos personagens enquanto lê um diário durante a peça.

O nome do espetáculo diz respeito ao ácido cianídrico, que é altamente tóxico e possui um tom de azul inexistente na natureza. O elemento foi utilizado como arma química na Primeira Guerra Mundial e nas câmaras de gás dos campos de concentração da Alemanha durante a Segunda Guerra. “Aqui, uso a cor para falar dos lábios de pessoas mortas”, declara Ribondi.

No espetáculo, o autor, diretor e autor divide o palco com Matheus Silva, ator com quem trabalha há cinco anos. Eles estiveram juntos em montagens como “O Colecionador de Pombos” e o recente “Um Jantar com Caim”.

Azul da Prússia
De 20/1 (sexta) a 29/1 (domingo). Sexta a domingo, sempre às 20h. No Teatro Brasília Shopping (W3 Norte, 2109-2122). Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). A bilheteria abre 2 horas antes do início do espetáculo. Não recomendado para menores de 12 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?