Tropical house influenciou a música pop e se tornou o estilo de 2016
O gênero criado por um DJ australiano virou febre entre as estrelas da música internacional e bomba nas pistas da cidade
atualizado
Compartilhar notícia
Uma olhadinha nas músicas mais bombadas de 2016 deixa claro que um ritmo dominou o mundo pop. O tropical house foi a sensação do ano e ajudou artistas como Justin Bieber e o duo The Chainsmokers a ficarem no topo das paradas.
Bieber terminou o ano como um dos destaques da “Billboard”, que definiu o som do cantor como “influenciado pelo tropical house”. O duo The Chainsmokers, com o hit “Closer”, subiu para o primeiro lugar do ranking da revista e de lá não saiu.
Os dois destaques do pop beberam muito no estilo. Mas o que, verdadeiramente, é o tropical house? O DJ e produtor brasiliense, responsável pelo Federal Music, Raul Mendes define o estilo.
“O tropical é uma variação do house, em uma pegada mais suave, com elementos instrumentais, samples e sonoridades de culturas de regiões tropicais. Até samples de barulho de onda e de animais são utilizados”, explica o músico.
O estilo começou tímido nas pistas brasileira no fim de 2015. Porém, neste ano, conquistou adeptos em todo o país. O DJ carioca Sydney, que frequentemente toca nas festas da capital, acabou por se especializar no estilo.
“As vezes que eu toquei a galera já gostou de cara. Funciona bem na pista. É um som gostoso de ouvir, com variação de 100 a 115 BPMs. Dá um charme a mais. O pessoal adotou tanto esse estilo, que, aqui no Rio, rolou um festival de Tropical House no inicio do ano”, conta o DJ.
Domínio tropical
O australiano Thomas Jack é tido como o precursor do estilo. Inclusive, ele representa muito bem a vibe do tropical house: cabelos desgrenhados, roupas coloridas, chinelos e bermuda. Tudo bem verão. Aos 23 anos, o próprio jovem se surpreende com o sucesso do estilo que criou.
“Não sei como tudo aconteceu. Eu fiz algumas músicas, e elas bombaram muito no Soundcloud (plataforma de compartilhamento). Não era o que eu esperava”, revelou em entrevista ao L.A. Times.
Jack criou o estilo, mas foi o norueguês Kygo que o tornou popular no mundo todo. Com os hits “Stole the Show” e “Firestone”, o DJ estourou e fez com que o tropical house viajasse o mundo inteiro.
Especialista em música eletrônica, o social media Pedro Ascar acredita que a ascensão do estilo está ligada à produção das batidas. “Vários produtores gostaram do som do Kygo. É um house mastigado, que pegou, começou a vender muito. Naturalmente, eles levaram isso para os artista pop, como o Bieber e o Chainsmokers”, comenta.