metropoles.com

Tropical house influenciou a música pop e se tornou o estilo de 2016

O gênero criado por um DJ australiano virou febre entre as estrelas da música internacional e bomba nas pistas da cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kygo
1 de 1 Kygo - Foto: null

Uma olhadinha nas músicas mais bombadas de 2016 deixa claro que um ritmo dominou o mundo pop. O tropical house foi a sensação do ano e ajudou artistas como Justin Bieber e o duo The Chainsmokers a ficarem no topo das paradas.

Steve Jennings/Getty Images
Alex Pall e Andrew Taggart formam o duo The Chainsmokers: topo das paradas com o tropical house

Bieber terminou o ano como um dos destaques da “Billboard”, que definiu o som do cantor como “influenciado pelo tropical house”. O duo The Chainsmokers, com o hit “Closer”, subiu para o primeiro lugar do ranking da revista e de lá não saiu.

Os dois destaques do pop beberam muito no estilo. Mas o que, verdadeiramente, é o tropical house? O DJ e produtor brasiliense, responsável pelo Federal Music, Raul Mendes define o estilo.

Mike Windle/Getty Images
Justin Bieber apostou no tropical house e acertou com o hit “Love Yourself”

 

“O tropical é uma variação do house, em uma pegada mais suave, com elementos instrumentais, samples e sonoridades de culturas de regiões tropicais. Até samples de barulho de onda e de animais são utilizados”, explica o músico.

O estilo começou tímido nas pistas brasileira no fim de 2015. Porém, neste ano, conquistou adeptos em todo o país. O DJ carioca Sydney, que frequentemente toca nas festas da capital, acabou por se especializar no estilo.

“As vezes que eu toquei a galera já gostou de cara. Funciona bem na pista. É um som gostoso de ouvir, com variação de 100 a 115 BPMs. Dá um charme a mais. O pessoal adotou tanto esse estilo, que, aqui no Rio, rolou um festival de Tropical House no inicio do ano”, conta o DJ.

Domínio tropical
O australiano Thomas Jack é tido como o precursor do estilo. Inclusive, ele representa muito bem a vibe do tropical house: cabelos desgrenhados, roupas coloridas, chinelos e bermuda. Tudo bem verão. Aos 23 anos, o próprio jovem se surpreende com o sucesso do estilo que criou.

Instagram/Reprodução
DJ australiano Thomas Jack é o “pai” do tropical house

 

“Não sei como tudo aconteceu. Eu fiz algumas músicas, e elas bombaram muito no Soundcloud (plataforma de compartilhamento). Não era o que eu esperava”, revelou em entrevista ao L.A. Times.

Jack criou o estilo, mas foi o norueguês Kygo que o tornou popular no mundo todo. Com os hits “Stole the Show” e “Firestone”, o DJ estourou e fez com que o tropical house viajasse o mundo inteiro.

Especialista em música eletrônica, o social media Pedro Ascar acredita que a ascensão do estilo está ligada à produção das batidas. “Vários produtores gostaram do som do Kygo. É um house mastigado, que pegou, começou a vender muito. Naturalmente, eles levaram isso para os artista pop, como o Bieber e o Chainsmokers”, comenta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?