metropoles.com

“Renato Russo – O Filho da Revolução” é reeditado com capítulo inédito

Trecho reconstitui os últimos e intensos cinco anos de vida do cantor, com depoimentos de Carlos Trilha e Marisa Monte, entre outros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
renato russo
1 de 1 renato russo - Foto: Reprodução

O jornalista Carlos Marcelo levou nove anos de pesquisas até chegar ao livro “Renato Russo — O Filho da Revolução”, lançado em 2009. O assunto, porém, não se esgotou com a publicação. Passados sete anos do lançamento, volta neste mês às prateleiras em nova edição, revista, atualizada e ampliada pelo autor e editado pela Planeta.

“Renato Russo — O Filho da Revolução” acompanha a passagem de Renato Manfredini Junior de adolescente introspectivo a líder da Legião Urbana, que se tornaria a maior banda do rock brasileiro. A  narrativa, portanto, se passa principamente entre os anos 1970, numa Brasília que vivia sob a ditadura militar e os 1980.

renato russo filho da revoluçãoMaterial precioso e narrativa minuciosa
Para produzi-lo, Carlos Marcelo realizou mais de 100 entrevistas e conseguiu reunir material inédito e precioso, como  manuscritos com os planos ambiciosos do iniciante Renato; reproduções dos rascunhos de sucessos como “Faroeste Caboclo”, “Eduardo & Monica” e “Tempo Perdido” e letras vetadas pela Censura Federal.

Ao mesmo tempo em que conta a história de Renato Russo, o autor recria com minúcias as particuaridades e o cotidiano de uma Brasília (e de um Brasil) muito diferente da dos dias atuais. Esse é um dos aspectos que torna a leitura fascinante. Desde que foi lançado (primeiramente pela Agir), “Renato Russo” integrou listas de mais vendidos de não ficção e ganhou reedição — sem, porém, os acréscimos que agora fora feitos.

Os últimos cinco anos
“Os pontos de partida e de chegada do livro continuam divididos entre as duas cidades de Renato: Rio de Janeiro e Brasília, velha e nova capital”, comenta Carlos Marcelo no prefácio da nova edição. “Há, contudo, diversos acréscimos”.

O mais substancial deles, ele aponta, é um capítulo inédito, que aparece antes do epílogo. Este trecho comporta de informações sobre os cinco anos que antecederam a morte do cantor, em 11 de outubro de 1996. Foi um período de intensa produtividade: Renato organizou a coletânea “Música Para Acampamentos” e produziu material para seis discos inéditos — quatro com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, dois com o tecladista Carlos Trilha.

Parceria com Marisa Monte
Para tanto, Carlos Marcelo realizou mais um punhado de entrevistas com amigos e colegas de Renato e colegas. Entre eles, Carlos Trilha e Marisa Monte. A cantora e Renato se conheceram no Rio de Janeiro e chegaram a fazer uma parceria.

Assinam juntos a música “Celeste”, que foi gravada pela Legião com o título de “Soul Parsifal” no disco “A Tempestade”, de 1996. No livro, Marisa fala sobre como foi o encontro e o processo criativo da música, além de dar suas impressões sobre o artista.

Foram acrescidoss à narrativa, também, um caderno de fotos coloridas e referências a livros e filmes lançados depois de 2009, que ajudaram a cimentar a imagem de Renato Russo junto a novas gerações — a exemplo dos longas “Faroeste Caboclo” e “Somos Tão Jovens”, vistos por mais de 3 milhões de espectadores.

“Duas décadas depois da morte do vocalista da Legião Urbana, ele permanece por aí e por aqui. Assombrando, surpreendendo, emocionando. É um dos raros de sua profissão que conseguiu ultrapassar a barreira geracional e continuar relevante para jovens e velhos, pais e filhos”, escreve Carlos Marcelo.

Renato Russo — O Filho da Revolução
Livro de Carlos Marcelo. Editora Planeta, 464 páginas, R$ 49,90.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?