metropoles.com

Renata Jambeiro voltará a Brasília para lançar seu terceiro disco, “Fogaréu”

No dia 23/11, ela apresenta no Clube do Choro o CD, que tem produção de Nicolas Krassik e participações de Nilze Carvalho, Fabiana Cozza e Chico César

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Márcia Moreira/Divulgação
1 de 1 Márcia Moreira/Divulgação - Foto: null

Radicada no Rio de Janeiro desde 2013, a cantora brasiliense Renata Jambeiro se prepara para lançar o terceiro disco da carreira, “Fogaréu”. Gravado no estúdio Toca da Raposa, em Santa Teresa (RJ), o CD investe em sonoridades da cultura popular brasileira, a partir de regravações de bambas e de inéditas de compositores da nova geração, como João Martins e Raul DiCaprio.

“Meus trabalhos anteriores – “Jambeiro” (2007) e “Sambaluayê” (2012) – tinham uma influência africana muito forte. Continuo com essa referência – como é possível perceber na faixa título, uma morna cabo-verdiana de Leandro Fregonesi -, mas amplio meu universo musical. Trago o maracatu, a ciranda e os sons do Norte, entre outros ritmos bem brasileiros. São canções alegres, bem festivas”, adianta Renata.

Com show de lançamento marcado para o dia 23 de novembro, no Clube do Choro, o álbum é a confirmação da brasiliense no cenário musical carioca. Além de ter sido gravado no Rio, todos os músicos da banda também são de lá. “É um projeto muito importante, pois é o primeiro disco com os pés fincados na capital fluminense. Mas fiz questão de que a primeira apresentação dele fosse em Brasília, a cidade onde nasci e cresci”.

Com produção e direção musical do violinista Nicolas Krassik e direção artística do compositor Leandro Fregonesi, “Fogaréu” é um projeto entre amores e amigos. Krassik é casado com Renata, e Fregonesi é amigo da cantora de outros carnavais. Em “Sambaluayê”, ela gravou duas músicas do compositor e, em fevereiro deste ano, Renata participou do Simpatia É Quase Amor, bloco de carnaval que costuma ter músicas do paulista.

O processo de gravação foi o maior astral. Todos estavam muito a fim de participar do disco. Eu, longe da família e dos colegas de infância, me senti em casa

Renata Jambeiro, cantora

Os convidados especiais também têm fortes relações afetivas. As amigas Nilze Carvalho e Fabiana Cozza participam de “Canto de Oxum” (Toquinho/Vinícius de Moraes); Pandeiro Repique Duo (Bernardo Aguiar e Gabriel Policarpo) em “O Tocador É Bom” (Moacyr Luz); e Carlos Malta e Chico César em “Coroné Antônio Bento”.

Sucesso na voz de Tim Maia e de Cássia Eller, a música de João do Vale e Luiz Vanderley tem uma curiosidade interessante. “Na versão original há um trecho que nunca foi gravado nem por Tim nem por Cássia. Essa parte mostra como o Coroné era uma figura moderna, pra frente. Chico aprovou gravar a canção inteira e chegou brincando, fazendo uma pegada bem cênica. A versão ficou ótima”, conta.

Em Brasília, o show de lançamento terá as participações especiais de Emília Monteiro e Breno Alves. “É comum que as apresentações do Clube do Choro tenham um intervalo. A nossa é diferente. Eu e Jeff Almeida criamos um espetáculo contínuo”, diz a cantora. “Existe uma expectativa grande em torno do novo trabalho. ‘Sambaluayê’ foi muito bem criticado e precisamos ‘superar’ um projeto tão bem avaliado”. No dia 17 de dezembro, é a vez de Renata leva “Fogaréu” para o Teatro Rival (RJ).Assista ao clipe da música “Nova Era”, do disco “Sambaluayê”:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?