metropoles.com

Pedro Martins leva ao Clube do Choro o virtuosismo que encantou Montreux

Atração de hoje (23) a sexta (25) no Clube do Choro, o guitarrista de 22 anos venceu em julho a Socar Guitar Competition no festival de jazz suíço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Tani/Divulgação
1 de 1 Marcos Tani/Divulgação - Foto: null

Se o guitarrista Pedro Martins já tinha um número expressivo de shows a cada mês, essa quantidade aumentou desde que o músico venceu a Socar Guitar Competition, um concurso de guitarristas no Montreux Jazz Festival, em julho deste ano. Após o show no Cerrado Jazz Festival (30/8), ele se apresenta de quarta (23/9) a sexta (25/9) no Clube do Choro, e no dia 2 de outubro, jé atração do projeto Alvorada das Artes, no Teatro Brasília.

A participação no festival suíço também serviu para realçar ainda mais o relevo que Pedro, com apenas 22 anos, tem ganhado na cena musical brasiliense. Nascido e criado no Gama, cidade onde mora até hoje, aos 4 anos ele já brincava com violão de nylon e teclados. Aos 5, ganhou a primeira guitarra, menor que as tradicionais, para se adaptar ao tamanho da criança.

A paixão pela música já era coisa de família. “Meu pai também é guitarrista. Lembro dele ouvir Milton Nascimento, Tom Jobim e Pixinguinha em casa. Minha mãe é muita ligada à música, e colocava para tocar Queen, Yes e Pink Floyd”, conta Pedro.

Escuto Björk, Radiohead e umas bandas inglesas que nem vou citar o nome, porque acho que o pessoal nem conhece (risos). E curto música eletrônica também

Pedro Martins

Hoje, ele busca por conta própria novas sonoridades. “Escuto Björk, Radiohead e umas bandas inglesas que nem vou citar o nome, porque acho que o pessoal nem conhece (risos). E curto música eletrônica também”.

O currículo de Pedro é extenso. Passou seis anos na Pret.utu, banda que acompanhava a cantora Ellen Oléria. Fez shows com Hamilton de Holanda, Gabriel Grossi, Milton Nascimento e Leny Andrade, entre outros. Aos 18 anos, lançou o primeiro disco, “Sonhando Alto”.

Em julho, fez bonito na 49ª edição do Montreux Jazz Festival (Suíça), o evento de jazz mais importante do mundo. Na categoria guitarra elétrica, superou artistas do Canadá, China, Estados Unidos, Israel, Peru e Argentina. Na ocasião, tocou músicas de Thelonious Monk, Tom Jobim e Toninho Horta. “Tentei trazer uma linguagem bem brasileira para o meu jeito de tocar de guitarra. Deu certo”.

Nos próximos meses, Pedro Martins lança três discos. O primeiro, ainda sem nome definido, teve verba do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e terá a participação de vários artistas do DF. O segundo, “Movement”, será lançado pela gravadora norte-americana Adventure Music e tem as percussões e coprodução de Mauro Refosco, colaborador da banda Red Hot Chili Peppers. O último, “Simbiose”, é um álbum em duo com Daniel Santiago (guitarra e violão).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?