metropoles.com

Para Marcelo D2, será fácil se dividir entre o Planet Hemp e a carreira solo

Lançando o DVD “Nada Pode me Parar – Ao Vivo” e já preparando um novo disco, o cantor e compositor carioca diz que está “feliz pra caramba” com o retorno da banda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cadu Cavalcanti/Reprodução
1 de 1 Cadu Cavalcanti/Reprodução - Foto: null

Marcelo D2 está “feliz pra caramba” com o retorno do Planet Hemp — formado por ele, BNegão, Pedrinho e Formigão. A banda se separou em 2003, mas em 2012 fez uma pequena turnê e, no ano passado, voltou com tudo.  Mas, para o cantor, tocar as músicas antigas numa turnê será um processo natural. “Pra quem tem quatro filhos, conciliar a carreira solo com a do Planet será fácil”, constata, aos risos.

No entanto, é outro o motivo da entrevista, feita por meio de um hangout (plataforma que permite bate-papo por texto, áudio ou vídeo) no YouTube. Além da turnê com o grupo, D2 lança o DVD “Nada Pode me Parar – Ao Vivo”. Gravado há exatos dois anos — nos dias 31/1 e 1/2 de 2014, no Áudio Club SP –, o projeto é um apanhado de sucessos de D2, como “Qual É?”, “Desabafo” e “Mantenha o Respeito II”.

“É um show completo, com composições de todos os meus discos. Mas o tempo entre a gravação e o lançamento foi longo e desgastante. Aprendi: vou gravar meu próximo DVD durante a turnê e lançá-lo no fim da viagem. Assim, quem assistiu e curtiu pode ter um registro para ver em casa”, explica D2,  atualmente ocupado também com a criação de músicas para o próximo CD solo.

Quando comecei a samplear samba, muita gente falou mal, dizendo que eu não falava da cultura negra, e sim de maconha, essas coisas. O caminho para o gênero chegar às multidões era esse. Falavam que o rap era letra, mas ele também é timbre. Ele cresceu e, hoje, quem está no topo, nacionalmente, tem uma bagagem, como o Criolo e o Emicida

Marcelo D2

Algumas cenas incluídas no DVD foram gravadas pelo público com smartphones. “A ideia veio durante a passagem de som. Toda apresentação é a mesma coisa: todo mundo com o celular na mão, gravando. Isso irritava um pouco toda a equipe. Foi quando surgiu a sugestão de usar a situação a nosso favor. Queria muito que o público participasse do show intensamente”

O projeto contou com participações de Thaíde (“Eu Tive Um Sonho”), Sain (“Eu Já Sabia”), Renato Venom (“CB [Sangue bom]”) e Shock, Batoré e Akira Presidente (“Fella”). BNegão, com quem D2 ficou quase 10 anos sem falar, canta em “Stab” e “Contexto”. “O tempo que ficamos distantes é um dos maiores arrependimentos da minha vida. Em 2010, a gente voltou a conversar e foi maneiro pra caramba”.

Reprodução/Internet
“Nada Pode Me Parar — Ao Vivo”, de Marcelo D2. DVD com 20 faixas. Preço médio: R$ 29,90

“País de direita”
Na entrevista, o músico carioca também lembrou o início da carreira. “O rap nacional mudou nesses 20 anos. Quando comecei, queria fazer igual ao Public Enemy (grupo de rap norte-americano), mas quando conheci o (DJ) Nuts, entre outros caras, a gente percebeu que, para ter uma identidade, o negócio era samplear música brasileira. Foi um caminho natural”, disse.

Sobre o atual cenário político-social brasileiro, o carioca não poupou críticas. “O Brasil é um país muito de direita. Nunca houve uma bancada tão reacionária como esta. Existe o discurso que tem que matar bandido, pobre e maconheiro”, disparou

 

Assista ao teaser do DVD:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?