Música censurada de Gilberto Gil é liberada depois de 41 anos
“Rato Miúdo” foi proibida por causa do refrão, que reproduzia os dizeres do certificado de reservista do autor, Jorge Alfredo
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de 41 anos guardada nos arquivos, uma faixa gravada por Gilberto Gil vem à luz. O compositor Jorge Alfredo colocou no YouTube sua música “Rato Miúdo”, gravada por Gil para o álbum “Refazenda”, de 1975. Segundo Alfredo, a música foi proibida pela censura e por isso saiu do disco.
“‘Rato Miúdo’ foi censurada por causa do refrão que reproduzia os dizeres do meu certificado de reservista: ‘Por ter sido julgado incapaz, definitivamente, podendo exercer atividades civis’. Gil teve que retirar a música do show e do LP ‘Refazenda’, e não colocou nenhuma outra no lugar”, disse o compositor em seu site Cadernos de Cinema.
Além de ter saído do álbum, “Rato Miúdo” não fez parte da turnê de divulgação do álbum “Refazenda” e nunca foi regravada. Segundo Alfredo, caso a música tivesse sido lançada, poderia ser considerada o primeiro reggae brasileiro. Hoje, o álbum “Refazenda” é considerado um disco clássico. “Refazenda”, “Tenho Sede” e “Lamento Sertanejo” são alguns dos hits do disco.