metropoles.com

Fernando César estreia no Clube do Choro a turnê “Tudo Novamente”

Violonista comemora 35 anos de carreira com show em que relembra a tradição e a importância histórica dos regionais (formação de violão, flauta e cavaquinho)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diego Bressani/Divulgação
fernando césar e regional
1 de 1 fernando césar e regional - Foto: Diego Bressani/Divulgação

O violonista Fernando César começa pelo Clube do Choro, nesta quarta-feira (24/8), uma turnê com a qual celebra seus 35 anos dedicados à música. “Tudo Novamente” fica em cartaz em Brasília até sexta-feira (26/8) e depois segue para Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Curitiba.

A canção que dá nome à turnê é uma composição inédita de Alencar 7 Cordas. Fernando a receber do compositor, professor, compositor e arranjador cearense quando estava montando o repertório do primeiro disco solo, “3 por 4” (2010). Mas a faixa acabou ficando de fora.

Minha relação com o Alencar é muito forte. Desde criança, convivi com ele, que foi uma referência presente, mesmo não tendo sido meu professor. Quando me deu a música, ele sabia que eu estava buscando valsas, mas que, em algum momento, eu tocaria aquele choro

Fernando César, violonista

No ano passado, o violonista se juntou a Junior Viegas (pandeiro), Pedro Silva Molusco (cavaco), Márcio Bezerra (clarineta), Lucas de Campos (violão de 6 cordas) no Regional Alencarinos, para gravar um CD só com músicas do mestre  Alencar. Porém, Fernando optou por guardar “Tudo Novamente”. “Agora, chegou o momento de mostrá-la para o público”.

História do regional
Em “Tudo Novamente”, Fernando César busca trazer de volta a história do regional (conjunto formado por violão, flauta e cavaquinho) no choro. “O repertório vem sendo bem mutante. Nos shows-pilotos, antes da estreia da turnê, até havia mais músicas de compositores tarimbados porém, com o tempo, fomos mesclando com temas de compositores da cidade. As obras dos artistas daqui têm muita força e, em breve, vamos registrá-las em disco”, ele conta.

No show, clássicos do choro, como “Ainda me Recordo” (Pixinguinha e Benedito Lacerda) e “Receita de Samba” (Jacob do Bandolim), aparecem ao lado de composições de jovens músicos, a exemplo de “Sorrindo e Chorando (Daniel Santiago), “D’Angola no Choro” (Rafael dos Anjos) e “Ou Vai ou Racha” (Rogério Caetano).

Acompanhado por Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Thanise Silva (flauta transversal), Júnior Ferreira (acordeom) e Valerinho Xavier (pandeiro), Fernando César vai tocar também “Chuva”, parceria  dele com o irmão, Hamilton de Holanda, um artigo raro em sua carreira.

Compor é algo bem raro para mim, pois acredito que para compor é preciso tocar muito. E a minha vida é lecionar, ensinar as pessoas a tocarem. Mas, de vez em quando, saem umas músicas do meu violão

Fernando César, violonista

Transmitindo música
Desde desde 2002, Fernando atua como professor de violão na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello — que ele coordenou entre 2004 a 2010. Frequentemente, ministra cursos pontuais e oficinas de violão e de prática de conjunto em festivais, encontros e eventos diversos.

É o desenrolar de uma carreira que teve início ainda criança, quando ele formou com o irmão Hamilton, bandolinista, o Dois de Ouro. A dupla estreou no Clube do Choro em 1981 e repercutiu em pouco tempo, tocando com Orquestra Sinfônica de Brasília e em shows fora do país

O dois garotos virtuosos chegaram a se apresentar na França, Áustria, Turquia e África do Sul. A partir daí as duas carreiras se solidificaram, correndo em paralelo e se encontrando frequentemente. Fernando integrou grupos como o Choro Livre e se tornou figura frequente no palco do Clube do Choro, acompanhando feras como Sivuca, Paulo Moura, Paulo Sérgio Santos, Raul de Barros, Hermeto Paschoal, Altamiro Carrilho….

E não perde uma oportunidade de se juntar a outros instrumentistas para fazer música. Desde 1985, integra o grupo Choro & Companhia. Em 2006, formou o AQuattro, com o qual gravou o CD “AQuattro toca Luperce Miranda“. Projetos paralelos que correm para uma mesma direção e movidos pelo mesmo combustível: o amor pelo choro.

“Tudo Novamente” — Fernando César
De 24/8 (quarta) a 26/8 (sexta), às 21h. No Clube do Choro (Setor de Divulgação Cultural, Bloco G, Eixo Monumental, 3224-0599). Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). À venda na bilheteria do clube, de segunda a sexta, das 10h às 21h30, e sábado, das 19h às 21h30. Não recomendado para menores de 14 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?