Feitiço Mineiro comemora 26 anos em ritmo de samba
Programação de aniversário continua por todo o mês de outubro, com shows de Paulinho Pedra Azul e Tavinho Moura, entre outros
atualizado
Compartilhar notícia
Tradicional reduto cultural e gastronômico de Brasília, o Feitiço Mineiro comemora 26 anos com uma série de apresentações no mês de outubro. A estreia da programação é nesta quinta (8/10), com o show “Gente do Samba”. No palco, Dhi Ribeiro, Toninho Geraes (foto no alto), Makley Matos, Fabinho Samba e Marquinhos Benon cantam clássicos do gênero e composições do repertório de cada um.
A escolha dos convidados para o início das comemorações não foi por acaso. Os momentos mais importantes da carreira de Dhi Ribeiro, por exemplo, aconteceram na casa fundada por Jorge Ferreira.
“Foi lá que eu conheci o Gerson Alvim, responsável pela programação musical do espaço. Também foi onde a gravadora Universal Music me descobriu e onde assinei o contrato do meu disco ‘Para Uso Exclusivo da Casa’’’, conta Dhi que, no início de 2016, lança o disco “Leme da Libertação”. “O tema central do CD será a diáspora negra, mas também terá canções mais românticas”, avisa.
A relação de Toninho com Feitiço é tão forte que uma das paredes da casa estampa uma música dele. “É a letra de ‘Comida Mineira’, composição minha com Paulinho Rezende. Amo aquele lugar. Já me apresentei várias vezes e é sempre muito bom. Tem muito calor humano”, elogia o cantor e compositor mineiro. “Inclusive, tornei-me amigo do Jorge. Fizemos várias canções juntos, entre elas, ‘Sambista o Dia Inteiro’, gravada recentemente por Tomaz Miranda”.
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, Makley registrou parte da trajetória musical em Brasília. Durante dois anos e meio, o músico e o grupo Samba Choro fizeram parte da programação semanal do Feitiço. “É uma honra voltar para cantar as músicas do meu disco ‘Liberdade é Saravá!’ ao lado deles”, adianta Makley, ao contar quem será a banda base na noite de quinta.
Quando retornar para o Rio, o artista volta com o musical “É Com Esse que Eu Vou”, com sessões no Imperator — Centro Cultural João Nogueira; e estreia, no Trapiche Gamboa, o projeto “Roda-viva”, espetáculo só com músicas de Chico Buarque.
Próximas atrações
A programação comemorativa ao aniversário do Feitiço Mineiro prossegue por todo o mês. Por lá, também vão passar Lúdica Música (9 e 10/10); Indiana Nomma e Alma Thomas (13/10); Tavinho Moura, Mariana Brant e Betto Lopes (16/10), homenageando Fernando Brant; Paulinho Pedra Azul (22 e 23/10); e Clodo Ferreira (24/10)
Quinta (8/10), às 19h, Feitiço Mineiro (306 Norte, Bloco B, Lojas 45/51; 3272-3032). Couvert: R$ 30. Não recomendado para menores de 18 anos.
Assista ao vídeo da música “Manual da Mulher” com Dhi Ribeiro e Diogo Nogueira: