metropoles.com

Mais força para o Carnaval de Brasília. Conheça os novos blocos que chegam para consolidar a folia na capital

São seis estreantes, com diferentes propostas, que se juntam à festa a partir deste ano. Alguns vão às ruas já neste fim de semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
1 de 1 Reprodução - Foto: null

Passou o tempo em que Brasília não tinha folia. A cada ano, novos bloquinhos surgem, dando força para a festa na capital federal. Uma das novidades deste ano é o Divinas Tetas, bloco que promete animar os foliões com sucessos da Tropicália na segunda de Carnaval (8/2), às 15h, no Setor Bancário Sul.

O Metrópoles conversou com o músico brasiliense Aloizio, um dos idealizadores do bloquinho, cujo nome foi tirado de um verso da composição “Vaca Profana”, de Caetano Veloso. Confira a entrevista com o artista e conheça outras troças carnavalescas que estreiam em 2016:

Como surgiu a ideia de montar o bloco?
Sempre tive vontade fazer um bloco em Brasília e descobri que alguns colegas meus — Adolfo, Samyr e Thiago –, também. Passamos oito meses conversando e discutindo ideias, até que chegamos num formato que todos curtiram. Agregamos outros amigos, a coisa foi acontecendo e agora taí: Bloco das Divinas Tetas.

Por que o Tropicalismo como tema?
Todos nós nos identificamos muito com os artistas e as músicas tropicalistas. Desde os arranjos quebrados de Gilberto Gil, às guitarras fuzzeadas dos Mutantes e às letras pertinentes do mestre Caetano Veloso. Sem contar que a Tropicália é atemporal e totalmente pertinente ao Carnaval.

Quais músicas vão rolar no bloco?
O repertório tem mais de 50 músicas e três delas — só três para não perder a surpresa — são “Tropicália”, “Vaca Profana” e “Panis et Circenses”.

Haverá uma banda acompanhando o bloco?
Na verdade, o bloco é uma banda. São duas guitarras, baixo, bateria, um trio de metais e muitas — muitas mesmo — percussões.

Brasília vive uma onda polêmica por causa da lei do silêncio. Qual sua opinião sobre a lei?
A lei do silêncio oprime a cidade, especialmente agora, quando a cultura brasiliense começa a se estabelecer. Os produtores e músicos continuam se organizando para manter a cena cultural viva e fomentar o que Brasília tem de melhor, mas a “Lady Silêncio” insiste em retardar este processo. A luta continua e não vamos desistir tão cedo.

 

AS NOVIDADES DE 2016…

Bloco do Amor
O nome do grupo é uma referência à via S2, “rua” brasiliense com anexos dos Ministérios, acesso ao Museu Nacional e que, à noite, vira ponto de prostitutas e de viciados em crack. Quase todo mundo passa pelo local, mas nem todo mundo sabe o nome da via que será palco para o desfile do bloco que prega paz, e claro, o amor.

Domingo (7/2): Às 13h, na Cúria da Catedral Metropolitana, via S2.

Você sabe onde fica a Via S2?

Posted by Bloco do Amor on Miércoles, 6 de enero de 2016

 

Eixão 44
O coletivo de lésbicas comanda uma festa minimalista, mas muito animada. O bloco será puxado por um carrinho de supermercado custumizado e DJs tocando apenas músicas de artistas mulheres.

Domingo (31/1): O pré-Carnaval começa às 16h, no Eixão (altura da 107 Norte). De lá, o bloco segue para a Praça dos Prazeres (201 Norte).
Domingo (7/2): Mesmo horário e percurso do dia 31/1.
Domingo (21/2): A pós-folia fica em ritmo de “concentra, mas não sai”. Às 16h, no Eixão (altura da 107 Norte).

Desodorante da Asa
Com a saída do Suvaco da Asa do Cruzeiro, alguns moradores decidiram reunir bloquinhos do DF no mesmo local em que o Suvaco costumava se concentrar. Na primeira edição, também haverá show da bateria da Aruc e do grupo Kanella de Cobra.

Sábado (30/1): Das 9h às 12h (infantil); e das 12h às 18h (adulto), na Quadra 10 do Cruzeiro Velho (em frente ao Quiosque da Codorna).

tuthan kas mona

Tuthan-Kas-Monas
Mais um bloco LGBT para garantir a diversidade no Carnaval da capital. Nas picapes, DJs Pati Merenda, Tamara Maravilha e Pedro Moura, entre outros.

Sábado (30/1): Às 16h, no estacionamento do Teatro Nacional Claudio Santoro (na área voltada para a Esplanada dos Ministérios).

Fio Desencapado
Os sambas-enredos embalam este bloco, que estreia com show de Anderson da Paz (cantor da escola carioca Porto da Pedra) e a marcação da Bateria Furiosa.

Sábado (30/1): Concentração a partir das 17h, no Setor de Oficinas do Sudoeste, esquina com Eixo Monumental. O desfile começa às 19h.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?