Nei Lopes lançará um livro de contos e um romance em 2016
Além dos projetos literários no gênero de ficção, o sambista e escritor planaja publicar mais um “Dicionário de História da África”, entre outros projetos
atualizado
Compartilhar notícia
Nei Lopes acaba de lançar “Dicionário da História Social do Samba” e já anuncia mais livros e novidades na área musical para 2016. “Tenho uma coletânea de contos cariocas ‘Nas Águas Desta Baía Há Muito Tempo’, já contratada com a Record, e estou finalizando um novo romance, também com temática carioca”, diz Nei.
“Trabalho também em mais um ‘Dicionário de História da África’ (séculos 7 – 16) com o professor José Rivair Macedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Outro projeto é o de um musical teatral sobre o Centenário do Samba, ainda em busca de patrocínio. Fora tudo isso, tem minha agenda de shows e eventuais gravações”, adianta.Bacharel em Direito, Nei Lopes é, na verdade, um homem das artes. Cantor, compositor e escritor, o carioca tem inúmeras obras na música e na literatura, entre elas, o emblemático LP “Ao Povo em Forma de Arte” (1978), e o livro “O samba na realidade: a utopia da ascensão social do sambista” (1981).
De alguns anos para cá, Nei tem se dedicado mais à literatura, como é possível perceber pelo grande número de publicações em curto tempo. Só em 2015, já saíram “Rio Negro, 50” (Editora Record), que resgata o movimento negro na década de 1950; e “Dicionário da história social do samba” (Civilização Brasileira), com uma série de verbetes que explicam o gênero mais popular do país.
Ouça a música “Ao povo em forma de arte”, de Wilson Moreira e Nei Lopes: