Em animação, o ilustrador Romont Willy reforça a cultura brasileira
Artista lançou o primeiro curta-metragem infantil de uma série de videos que trarão o personagem folclórico Saci Pererê como protagonista.
atualizado
Compartilhar notícia
Ilustrador profissional desde 1998, Romont Willy, piauiense criado em Brasília, começa a se aventurar pelo mundo da animação. O primeiro episódio de uma série de curtas-metragens foi lançado na última terça (26/4), em seu canal no Youtube. O intuito do artista é reforçar a importância da cultura brasileira para as crianças que estão em contato direto e intenso com a tecnologia.
O projeto, pessoal e independente, pretende ser realizado em parceria com outros escritores e produtores.”É um projeto entre amigos, então eu estou convidando colegas para escreverem outras histórias”, explica Willy. Os contos abordarão o personagem folclórico brasileiro Saci Pererê contracenando com outros personagens fantásticos da literatura infantil e da cultura estrangeira.
O primeiro vídeo se chama “A Lenda” e insere o Saci em um diálogo com o gênio da lâmpada, personagem muito representativo dos contos árabes. Além da valorização das tradições, o vídeo traz características do cinema mudo. “É uma forma de estimular a leitura, também. Eu sempre vi as crianças em frente à TV, assistindo desenhos animados então, não quis colocar dublagem”, comenta o artista.
Romont Willy desenha desde a infância e teve uma formação autodidata. Já ilustrou mais de 30 livros sendo, também, autor de dois livros próprios e outro em parceria com o escritor Tino Freitas. Em 2014, com “Máquinas do Tempo”, foi indicado ao Prêmio Jabuti na categoria Livro Infantil. Esta obra também foi traduzida para o coreano e dinamarquês.
Confira o curta “A Lenda”: