metropoles.com

A obra de Jorge Luís Borges é revisitada em dois eventos na capital

Uma peça de teatro e uma palestra na UnB com a viúva do escritor trazem de volta reflexões sobre a obra do escritor argentino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Betina Carcuchinski/PMPA
Teatro dos Seres Imaginários
1 de 1 Teatro dos Seres Imaginários - Foto: Betina Carcuchinski/PMPA

O escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986) é, até hoje, celebrado como um dos grandes nomes da literatura latino-americana. Criador de obras como “O Aleph” (1949) e contos como “Funes, O Memorioso” (1944), foi responsável por reinventar os símbolos literários a partir da imaginação.

Coincidentemente, Brasília recebe por estes dias dois eventos que abordam, de alguma maneira, os trabalhos do escritor argentino. Na Caixa Cultural, faz temporada até este domingo (16/4) o espetáculo “Teatro dos Seres Imaginários”, baseado no “Livro dos Seres Imaginários” (1957), de Borges.

7 imagens
1 de 7

Divulgação
2 de 7

Divulgação
3 de 7

Divulgação
4 de 7

Divulgação
5 de 7

Divulgação
6 de 7

Divulgação
7 de 7

Divulgação

Autor e personagem
Com apenas 10 minutos de duração, a peça ocorre dentro de uma grande caixa escura em que o público tem acesso por buracos redondos localizados no centro do espaço. Para chegar a eles, deve-se agachar e colocar parte do corpo pra dentro desse círculo.

O próprio escritor é transformado em personagem na montagem. No começo da encenação, um pequeno boneco representando Borges sai da cabeça de outro boneco, também com as mesmas características do artista, ao encontro de quatro dos 116 “seres imaginários” registrados na obra literária.

Divulgação
María Kodama e seu marido, o escritor Jorge Luis Borges

Encontro na UnB
Na quarta-feira (19/4), O Instituto Cervantes dará início ao ciclo de palestras Grandes da Literatura Latino-Americana, na Universidade de Brasília (UnB). A primeira convidada será a paraguaia María Kodama, companheira de estudos e esposa de Borges.

A palestra, que ocorrerá às 19h no Beijódromo da UnB, traz um tema bastante trabalhado na obra de Borges: “O Outro”. Professora de literatura argentina e presidente da Fundação Jorge Luis Borges, Kodama chegou a colaborar com o escritor em obras como “Breve Antologia Anglo-saxão” (1978) e “Atlas” (1984), que faz registro poético sobre a viagem do casal ao redor do mundo.

“Teatro dos Seres Imaginários”
Até 16/4 (domingo), das 17h às 21h. No Jardim das Esculturas (área externa da Caixa Cultural, Setor Bancário Sul). Entrada franca. Duração: 10 minutos. 

“O Outro”, com María Kodama
Dia 19/4 (quarta), às 19h. No Beijódromo (campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília). Evento será abertura do ciclo de palestras Grandes da Literatura Latino-Americana. Entrada franca.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?