Cinco artistas representam o Brasil na Bienal de Veneza
Cinthia Marcelle, Paulo Bruscky, Ayrson Heráclito, Erika Verzutti e Ernesto Neto participam da 57ª edição do evento
atualizado
Compartilhar notícia
Cinco artistas brasileiros representam o país na 57ª Bienal de Veneza, um dos eventos mais importantes do mundo das artes plásticas. O pavilhão do Brasil, sob curadoria de Jochen Volz, recebe obras de Cinthia Marcelle, Paulo Bruscky, Ayrson Heráclito, Erika Verzutti e Ernesto Neto.
A Biennale di Venezia, para usar o nome em italiano, divide-se em dois espaços. O Giardini, onde vários países são representados, e o Arsenale, uma antiga fábrica de navios de guerra onde a cada bienal um novo curador é escolhido — nesta edição, a responsabilidade artística é de é Christine Marcel.
Paulo Bruscky, importante artista da história da arte brasileira, foi convidado para o pavilhão internacional e escolheu uma performance criada há 40 anos. Se trata de um material que se propõe a questionar o papel da arte no mundo. “Fico feliz de estar no pavilhão internacional desta Bienal, pois me recuso a representar o Brasil neste momento”, protestou o artista.
A instalação de Cinthia Marcelle, “Chão de Caça”, cobre todo o prédio do pavilhão do Brasil com um piso feito de grades metálicas inclinadas. As partes mais largas encaixam-se em pedras, numa composição referente ao encarceramento. A noção política de tensão e aprisionamento em um Brasil emperrado, é clara.
Ayrson Heráclito, Erika Verzutti e Ernesto Neto expõem no Arsenale, um espaço gigantesco com centenas de obras dentro e fora da antiga fábrica. Ernesto Neto leva seis índios huni kuin, do Acre, para performance. A ideia do artista é debater o status da arte contemporânea, o exotismo, a apropriação e comercialização das culturas e práticas indígenas.
A Bienal de Veneza é um dos eventos de arte mais importantes do mundo. A arte contemporânea toma conta da cidade em várias exposições espalhadas pelos quatro cantos. A 57ª edição abre para o público neste sábado (13/5) e encerra em 26 de setembro.