metropoles.com

CCBB recebe panorâmica da arte alemã pós-queda do Muro de Berlim

Pintura, fotografia, videoarte, performance e instalações produzidos por 29 artistas compõem “Zeitgeist — Arte da Nova Berlim”, em cartaz a partir do dia 27 de julho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Eduardo Eckenfels/Divulgação
Enclosure de Thomas Florschuetz
1 de 1 Enclosure de Thomas Florschuetz - Foto: Eduardo Eckenfels/Divulgação

Depois de receber “Mondrian e o Movimento de Stij”, exposição sobre a onda artística que movimentou a Europa em fins dos anos 1910, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) ocupar as galerias com mostra panorâmica de outro momento da arte no Velho Continente no século 20.

“Zeitgeist — Arte da Nova Berlim”, que abre no dia 27 de julho, traz ao centro cultural brasiliense uma amostra da arte produzida na capital alemã pós-queda do Muro. Zeitgeist é o nome dado ao espírito de uma época, a partir do qual a arte, a cultura e as relações humanas evoluem.

É nesse contexto, entre o fim da Guerra Fria, a vida improvisada dos anos 1990 e as contradições que caracterizaram a cidade obrigada a se reinventar a partir de dois mundos, que se encontram os 29 artistas presentes na exposição.

A seleção inclui obras em diferentes formatos. Pintura, fotografia, videoarte, performance e instalações produzidos por alguns dos nomes mais destacados da arte alemã contemporânea procuram formar um mosaico capaz de aproximar o público brasileiro da realidade artística e cultural de Berlim.

Estarão à mostra, entre outras obras, fotografias de grande formato de Frank Thiel e Thomas Florschuetz (foto no alto), vídeos de Cyprien Gaillard e Mark Formanek, uma projeção de sete mil fotografias individuais feitas por Tobias Zielony e vídeos de Julian Rosefeldt e Reynold Reynolds, ambientados nos anos 1920 e 1930.

Além disso, “Zeitgeist — Arte da Nova Berlim” dá espaço para a cultura dos famosos clubes noturnos berlinenses. Traduzida em algumas das obras, ela também será assunto de palestra com Sven Marquardt, o mais popular host do Berghain, clube underground de música techno de Berlim, e com Alfons Hug, curador da mostra, no dia 1º de agosto.

Ainda integram a programação três festas, marcadas para os dias 19 de agosto, 9 de setembro e 12 de outubro. Durante esses eventos, haverá performances de Mark Formanek e Marc Branderburg (no dia 19/8) e de Maurício Ianês (9/9), além de estrutura de food trucks com comidas e bebidas alemãs (12/10).

De 27/7 (quarta) a 12/10 (quarta). Quarta a segunda, das 9h às 21h. No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22, 3108-7600). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?