CCBB recebe panorâmica da arte alemã pós-queda do Muro de Berlim
Pintura, fotografia, videoarte, performance e instalações produzidos por 29 artistas compõem “Zeitgeist — Arte da Nova Berlim”, em cartaz a partir do dia 27 de julho
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de receber “Mondrian e o Movimento de Stij”, exposição sobre a onda artística que movimentou a Europa em fins dos anos 1910, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) ocupar as galerias com mostra panorâmica de outro momento da arte no Velho Continente no século 20.
“Zeitgeist — Arte da Nova Berlim”, que abre no dia 27 de julho, traz ao centro cultural brasiliense uma amostra da arte produzida na capital alemã pós-queda do Muro. Zeitgeist é o nome dado ao espírito de uma época, a partir do qual a arte, a cultura e as relações humanas evoluem.
É nesse contexto, entre o fim da Guerra Fria, a vida improvisada dos anos 1990 e as contradições que caracterizaram a cidade obrigada a se reinventar a partir de dois mundos, que se encontram os 29 artistas presentes na exposição.
A seleção inclui obras em diferentes formatos. Pintura, fotografia, videoarte, performance e instalações produzidos por alguns dos nomes mais destacados da arte alemã contemporânea procuram formar um mosaico capaz de aproximar o público brasileiro da realidade artística e cultural de Berlim.
Estarão à mostra, entre outras obras, fotografias de grande formato de Frank Thiel e Thomas Florschuetz (foto no alto), vídeos de Cyprien Gaillard e Mark Formanek, uma projeção de sete mil fotografias individuais feitas por Tobias Zielony e vídeos de Julian Rosefeldt e Reynold Reynolds, ambientados nos anos 1920 e 1930.
Além disso, “Zeitgeist — Arte da Nova Berlim” dá espaço para a cultura dos famosos clubes noturnos berlinenses. Traduzida em algumas das obras, ela também será assunto de palestra com Sven Marquardt, o mais popular host do Berghain, clube underground de música techno de Berlim, e com Alfons Hug, curador da mostra, no dia 1º de agosto.
Ainda integram a programação três festas, marcadas para os dias 19 de agosto, 9 de setembro e 12 de outubro. Durante esses eventos, haverá performances de Mark Formanek e Marc Branderburg (no dia 19/8) e de Maurício Ianês (9/9), além de estrutura de food trucks com comidas e bebidas alemãs (12/10).
De 27/7 (quarta) a 12/10 (quarta). Quarta a segunda, das 9h às 21h. No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22, 3108-7600). Entrada franca. Classificação indicativa livre.