metropoles.com

Brasília recebe pela primeira vez uma mostra de Marianne Peretti

A criadora dos vitrais da Catedral de Brasília terá mais de 30 de suas obras reunidas em exposição que abre na terça (5/4), no Museu Nacional da República

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Deborah Ghelman/Divulgação
Marianne-Peretti.-Foto-Deborah-Ghelman
1 de 1 Marianne-Peretti.-Foto-Deborah-Ghelman - Foto: Deborah Ghelman/Divulgação

A obra da artista franco-brasileira Marianne Peretti ganha pela primeira vez uma exposição de grande porte em Brasília. Com abertura marcada para a próxima terça (5/4), “A Arte Monumental de Marianne Peretti” reunirá no Museu Nacional da República mais de 30 trabalhos assinados por ela, entre projetos em tamanho real, esculturas de grandes proporções e projeções de vitrais.

A trajetória de Marianne nas artes plásticas ao longo de mais de seis décadas, por si só, justificaria a visita à exposição. Mas outro fato torna o evento ainda mais especial: as marcas deixadas pela artista na história e nos monumentos de Brasília. Ela foi a única mulher a integrar a equipe do arquiteto Oscar Niemeyer na construção da nova capital.

As mais emblemáticas dessas marcas são os vitrais da Catedral de Brasília. Mas também são criação da artista o vitral e a escultura na fachada lateral do Panteão da Pátria e da Liberdade (na Praça dos Três Poderes), a escultura de bronze no foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional e o vitral visto no interior do Memorial JK.

Vitrais e painéis da artista também estão na Câmara dos Deputados, no Palácio do Jaburu e no Superior Tribunal de Justiça. Agora, os moradores da cidade terão chance de conhecer uma mostra muito mais ampla da obra de Marianne Peretti. A exposição traz criações de grande, médio e pequeno formatos, incluindo esculturas, painéis escultóricos, vitrais e objetos de design.

Aos 87 anos, Marianne continua produzindo em seu ateliê em Olinda. Um dos destaques da mostra é justamente uma obra recente, o painel de ferro branco laqueado “Árvore da Vida”, com 12m x 6m. Também integra a seleção — que teve curadoria de Laurindo Pontes, Roberto Ghione e Tactiana Braga — um enorme painel escultórico em vitral, com 2,80m x 10m, que faz parte do acervo do Senado Federal.

O Brasil devia a Marianne uma exposição dessa magnitude. O valor artístico e histórico do trabalho dela é, nos dias de hoje, reconhecido internacionalmente. Essa exposição vem coroar um projeto de resgate da sua obra que é o Documento Marianne Peretti, com livro, debates e um documentário

Tactiana Braga, curadora
Divulgação
“Homenagem a Matisse”, escultura em vidro

Marianne Peretti nasceu em Paris, de mãe francesa e pai pernambucano. Ainda na França, estudou na École des Arts Decoratifs e na Academie de la Grande Chaumière (Montparnasse). Logo começou a trabalhar em ilustrações de livros e revistas. Fez então seu primeiro vitral, para a Câmara Sindical de Eletricidade, no Boulevard Voltaire, em Paris.

A partir daí, produziu uma obra considerável em arte integrada à arquitetura, escultura, vitrais, design de objetos e mobiliário, ilustrações de livros e desenhos. Além do trabalho com Niemeyer, participou de projetos de outros arquitetos em vários estados do Brasil e países da Europa, como a Itália e França. Há 30 anos mora e trabalha em Olinda, onde mantém seu ateliê.

De 6/3 a 5/6. Terça a sexta, das 9h às 18h30. No Museu Nacional da República (Conjunto Cultural da República, Esplanada dos Ministérios). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?