Daniela Mercury, Tulipa Ruiz, Matisse, Teatro Oficina… Muita coisa boa deve passar pela Caixa Cultural em 2016
Instituição divulga lista de projetos aprovados para a ocupação dos seus espaços em 2016. Confira (e anote na agenda) as principais atrações anunciadas
atualizado
Compartilhar notícia
A Caixa Econômica divulgou nesta terça (12) a lista de projetos selecionados para ocupar seus espaços culturais em Brasília. São eventos nas áreas de artes visuais, teatro, dança, música e cinema. A parte que cabe a Brasília é bastante animadora, principalmente no quesito teatro, que inclui montagens premiadas, vindas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraíba..
Integram a lista shows de musicais as cantoras Daniela Mercury (foto no alto) e Zélia Duncan, ambas em apresentações intimistas, de voz e violão, e Tulipa Ruiz. As companhias Quasar e Cisne Negro representam à altura o segmento da dança e, nas galerias, vão passar exposições da gravurista Anna Bella Geiger e do pfrancês Henri Matisse, entre outras. Confira esses e outros dos principais eventos que passarão pela Caixa Cultural ao longo dos próximos meses.
Samba de Bamba
Mais uma edição do projeto que apresenta shows de sambistas da nova geração. Sempre uma terça-feira por mês.
De 8 de março a 13 de dezembro
Solo Música
O projeto de música instrumental realiza mais uma edição com shows a uma segunda de cada mês.
De 14 de março a 5 de dezembro
Cine Curta Brasil
A mostra de curtas-metragens ocupará o teatro do centro cultural uma terça-feira por mês, entre março e dezembro.
De 22 de março a 6 de dezembro
Zélia Duncan
Depois de vir duas vezes a Brasília com shows do projeto Prêmio da Música Brasileira, a cantora traz o show “O Lado Bom da Solidão”
Dias 31 de março a 3 de abril
Jogo de Cena
O projeto comandado por Welder Rodrigues de Ricardo Pipo emplaca mais uma temporada.
De 27 de abril a 14 de dezembro
Pra Dar um Fim no Juízo de Deus
A peça radiofônica de Antonin Artaud é levada ao palco sob direção de José Celso Martinez Correa e elenco do,Teatro Oficina Uzyna Uzona.
Dias 14 a 17 e 21 a 24 de abril
Anna Bella Geiger
Um dos mais importantes nomes da gravura brasileira, a artista, que trabalha também com outros suportes, como a escultura, a pintura e o desenho, terá suas obras reunidas na mostra “Gavetas de Memórias”
De 10 de maio a 26 de junho
Circuito Anima Mundi
O Anima Mundi é a maior mostra de filmes de animação do país, e reúne não só produções nacionais, mas de diveras nacionalidades.
De 26 a 29 de maio
Cisne Negro Cia. de Dança
A companhia paulista traz à cidade o espetáculo “Sra. Margareth”, com coreografia de Barak Marshall.
De 20 a 22 de maio
Denise Stoklos
A atriz apresentará alternadamente três espetáculos de seu repertório. A seleção deve incluir o recente “Preferiria, Não!”
Dias 10 a 12 e 17 a 19 de junho
Daniela Mercury
A cantora baiana vai apresentar o show acústico “A Voz e o Violão”
De 2 a 5 de junho
New Queer Cinema ± Segunda Onda
A mostra reúne filmes emblemáticos do New Queer Cinema, movimento gay de forte conotação política que ocorreu no Reino Unido e nos Estados Unidos em oposição a uma onda conservadora fortalecida após a propagação da Aids nos anos 1980.
De 13 a 21 de julho
Pitty
A cantora vai apresentar o show “Agridoce”
De 7 a 10 de julho
Memórias de um Cão
A obra de Machado de Assis inspira o espetáculo teatral da companhia paraibana Coletivo Teatro Alfenim.
De 29 a 31 de julho
Transborda Brasília
A mostra reúne uma seleção de 20 artistas participantes do Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea. Será a segunda edição do evento, que tem o objetivo de fomentar e acompanhar a produção de artes visuais do Distrito Federal e no Entorno.
De 12 de julho a 21 de agosto
Cidade em Tiras: Os Quadrinhos e as Cidades no Brasil
A exposição lança um olhar sobre as grandes cidades brasileiras das décadas de 1980 e 1990 por meio de histórias em quadrinhos produzidas pelos cartunistas Angeli, Glauco, Laerte, Adão, Fernando Gonsales, Luis Gê e Spacca
De 30 de agosto a 16 de outubro
Tragédia: uma Tragédia
O texto do nova-iorquino Will Eno ganha montagem paulistana, dirigida por Carolina Mendonça. Com Amanda Lyra e Carolina Bianchi, entre outros.
Dias 5 a 7 e 12 a 14 de agosto
Temporada Quasar Cia. de Dança
Como fez em anos anteriores, a companhia goiana apresenta diferentes espetáculos de seu repertório em três dias.
De 16 a 18 de setembro
Thácht
O espetáculo é mais uma parceria do grupo mineiro Armatrux com o diretor Eid Ribeiro — os outros foram “De Banda pra Lua” e “No Pirex”.
De 9 a 11 de setembro
Henri Matisse
Uma mostra traz à cidade a série “Jazz”, composta por pinturas de cores vibrantes, acompanhadas de textos poéticos, em torno de temas como o circo e o teatro. As obras foram produzidas por Matisse (1869-1954) nos anos 1940.
De 25 de outubro a 23 de dezembro
Mostra Mundo Giramundo
A companhia de teatro de bonecos brasiliense ganha uma retrospectiva de seus trabalhos em forma de exposição na Galeria Principal da Caixa Cultural.
De 20 de setembro a 27 de novembro
Síndrome de Chimpanzé
O espetáculo do grupo carioca Foguetes Maravilha utiliza os filmes B de ficção científica dos anos 1950 como ponto de partida para uma investigação dos aspectos sombrios e profundos da alma humana
Dias 21 a 23 e 28 a 30 de outubro
Palavra Cantada
O grupo de Sandra Peres e Paulo Tatit volta a Brasília com mais um espetáculo infantil, “Brincadeiras Musicais”
De 7 a 9 de outubro
Tulipa Ruiz
A cantora paulista vem à capital com o show “Dancê”, baseado no disco homônimo
De 3 a 6 de novembro
A Chegada de Lampião no Inferno
A peça da companhia paulista PeQuod mistura o cordel de mesmo nome com referências À Divina Comédia, de de Dante Alighieri. A trilha sonora é de André Abujamra
De 10 a 13 de novembro
A Cortina da Babá
A peça infantil é uma encenação do conto “Nurse Lugton´s Curtain”, de Virginia Woolf. A montagem é do Grupo Sobravento, de São Paulo.
De 11 a 13 de outubro
Caranguejo Overdrive
A Aquela Cia. de Teatro celebra 10 anos de existência com este espetáculo sobre a importância da cultura dos mangues por meio das canções e referências a Chico Science e ao geógrafo Josué de Castro.
Dias 2 a 4 e 9 a 11 de dezembro