metropoles.com

Fernando Guimarães estreia no CCBB musical sobre medos e inseguranças do mundo infantil

Com elenco formado por 14 atores, estudantes do Dulcina, Iesb e UnB, “Um Caminho Para Sara” fica em cartaz de hoje até 24 de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luciano Sartoryi /Divulgação
UM Caminho para Sara Luciano Sartoryi
1 de 1 UM Caminho para Sara Luciano Sartoryi - Foto: Luciano Sartoryi /Divulgação

Diretor de teatro conhecido por encenações pouco convencionais — como o recente “Hamlet – Processo de Revelação” — e quase sempre assinadas em parceria com o irmão Adriano, Fernando Guimarães entra em cena neste sábado com um trabalho atípico: ele concebeu e dirige sozinho o musical infantojuvenil “Um Caminho Para Sara”, que estreia no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), ficando em cartaz até 24 de abril.

O texto escrito pelo carioca Thales Paradela para o público jovem tem origem, curiosamente, numa experiência adulta. Paradela começou a esboçá-la enquanto percorria o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, há dois anos.

“Transportei para a peça as experiências vividas no percurso e adequei as situações para o universo infantojuvenil. Como a linguagem do texto é poética, metafórica, as crianças de 5 anos farão uma leitura diferente das crianças de 10, e os adultos terão percepções diferentes. Tudo dependerá das experiências de vida de cada um”, afirma o autor.

Luciano Sartoryi /Divulgação
Dessa forma, Thales Paradela constrói uma fábula sobre as dúvidas, medos e inseguranças do mundo infantil a partir de um dilema da protagonista. Convidada pelo colega de classe Tiago para cantarem juntos no espetáculo de fim de ano da escola, Sara não sabe se aceitar ou não o convite.

“Um Caminho Para Sara” foi uma das três vencedoras da sétima edição do concurso nacional de dramaturgia Seleção Brasil em Cena, promovido pelo CCBB. Fernando Guimarães teve o primeiro contato com o texto em janeiro, numa leitura dramática feita no CCBB Brasília.

A partir dali, concebeu a montagem buscando dispositivos capazes de atrair a atenção de uma geração acostumada aos excessos do universo tecnológico e aos programas infantis da TV de fácil consumo. Recorreu então a caixas de papelão, garrafas e copos para criar a encenação.

“Crianças gostam de coisas vazias porque nelas podem construir, sozinhas, mundos fantásticos”, afirma Guimarães, que no processo de criação acrescentou, também, duas homenagens afetivas: os readymades de Marcel Duchamp e a metalinguagem de Luigi Pirandello.

Elenco de iniciantes
No elenco, estão 14 atores, todos estudantes de artes cênicas — da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Iesb e Universidade de Brasília (UnB). Yasmin Boreli interpreta Sara; Marcos Franco e Marjori Moreira, os pais da protagonista; Carlos Neves e Luanna Rocha são os narradores; Emanuel Lavor é Tiago.

Também entram em cena Adair Oliveira (Cozinheiro de Palavras), Aline Cacau (Coruja),  Edmar Oliveira (Cachorro), Eduardo Jayme (Bicudo),  JShino (Sapo), Márcio Franco (Asa Negra), , Maria Moreira (Gata), Rafael Bicalho (Galharufa).

De 5/3 a 24/4. Sextas, às 16h; sábados e domingo, às 15h e às 17h — sessões extras no dia 21 de abril, às 15h e às 17h. No Teatro 2 do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22, 3108-7600). Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). À venda na bilheteria do CCBB e no site Up Ingressos. Não recomendado para menores de 5 anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?