Para além de José Aldo: outros filmes sobre MMA
Com a estreia de “Mais Forte que o Mundo – A História de José Aldo”, listamos outros títulos que envolvem as artes marciais mistas
atualizado
Compartilhar notícia
Cinebiografia dedicada ao lutador peso pena José Aldo, “Mais Forte que o Mundo” pode frustrar até mesmo certos fãs do UFC e do MMA (as artes marciais mistas). O visual confuso e cheio de filtros publicitários emperra o roteiro e transforma a vida do amazonense em um grande videoclipe. Com tantos tiques de câmera e montagem, fica difícil seguir a história do atleta. Mas não se engane. Apesar de violento e contraditório, esse esporte inspira bons filmes.
Abaixo, listamos apenas longas-metragens de ficção. Por isso, deixamos de fora trabalhos como o documentário “Anderson Silva – Como Água” (2011). Veja e tente não ser nocauteado pelos dramas, tragédias e golpes do MMA:
“O Grande Dragão Branco” (1988)
Antes mesmo da criação do UFC, em 1993, Jean-Claude Van Damme mostrou suas habilidades atléticas ao interpretar Frank Dux. Evento clandestino sediado em Hong Kong, o Kumite é uma espécie de MMA sem jaula: réune atletas de todas as artes marciais, mas sem diferenciação de peso ou categoria. Um subestimado clássico da Sessão da Tarde.
Disponível no iTunes
“O Imbatível” (“Undisputed”), a franquia
A franquia “Undisputed” começou no boxe em 2002, com Ving Rhames e Wesley Snipes. Fracassou nas bilheterias, mas ganhou sobrevida cult nos anos seguintes ao juntar dois dos melhores atores de artes marciais, sob direção do ótimo Isaac Florentine: Scott Adkins (à esquerda), astro da sequência de “O Alvo” (1993), ainda em produção, e Michael Jai White. Quarto filme, “Boyka” (personagem de Adkins) chega ainda em 2016.
“O Imbatível III – Redenção” está disponível na Netflix e no Net Now
“Guerreiro” (2011, foto no alto)
Mais um drama de irmãos rivais do que um filme de porrada, o longa conquistou até uma indicação ao Oscar – Nick Nolte, que faz o pai dos lutadores, concorreu ao prêmio de ator coadjuvante. O relacionamento conturbado entre os personagens de Tom Hardy (foto) e Joel Edgerton rende confrontos físicos e tristes encontros – dentro e fora do ringue.
Disponível na Netflix e no Net Now
“Quebrando Regras” (“Never Back Down”), a franquia
Experiente ator de filmes de ação, Michael Jai White (centro) já viveu Mike Tyson numa cinebiografia da HBO e o super-herói Spawn, no longa lançado em 1997. Nos últimos anos, ele também passou a acumular a função de diretor, assinando os capítulos 2 e 3 da franquia “Quebrando Regras”. No recém-lançado “Não Se Rendam”, White tem que encarar Josh Barnett, veterano peso pesado do UFC.
Disponível no Google Play, no iTunes, na Netflix e no Telecine Play