O que esperar do Vivo Open Air: clássicos, filmes do Oscar e novidades
Festival de cinema ao ar livre exibe medalhões como “O Iluminado”, o vencedor do Oscar “Spotlight” e pré-estreias
atualizado
Compartilhar notícia
Após duas edições, em 2005 e 2013, o Vivo Open Air chega à capital pela terceira vez, de quinta (5/5) a 22/5. A tela de 325m² promete entregar uma divertida experiência de cinema ao ar livre para o público. Programação musical e gastronômica também compõe o evento, mas os 20 filmes escolhidos são os verdadeiros protagonistas do festival.
A seguir, falamos sobre as três vertentes da seleção deste ano: muitos clássicos, filmes que se destacaram no Oscar e longas-metragens inéditos em pré-estreia.Os clássicos de sempre e David Bowie
A proposta de exibir filmes ao ar livre quase que automaticamente exige uma curadoria populista. Não por acaso, a programação do Vivo Open Air tem um já esperado ar de reprise. “O Iluminado” (1980), “Blade Runner” (1982), “Cinema Paradiso” (1988) e “O Silêncio dos Inocentes” (1991) e “Apocalypse Now” (a versão redux de 2001, com 202 minutos) respondem pela cota dos eternos clássicos. “Dirty Dancing” (1987) é a “Sessão da Tarde” da vez.
Entre os medalhões, a curadoria acertou em cheio na sessão dupla de quinta (12/5), em homenagem ao músico David Bowie: “Fome de Viver” (1983), o filme de vampiros de Tony Scott, e a fantasia “Labirinto – A Magia do Tempo” (1986, foto acima).
Filmes do Oscar e/ou blockbusters
A seleção de contemporâneos apostou na memória recente do público, com ênfase no Oscar. Estão aqui, portanto, o vencedor do prêmio, “Spotlight”, e “O Regresso”, mais conhecido como o filme que deu a tão sonhada/esperada estatueta de Leonardo DiCaprio. Ainda pintam “007 Contra Spectre”, “A Garota Dinamarquesa”, “A Grande Aposta” e a animação brasileira “O Menino e o Mundo”.
E, claro, se é cinema ao ar livre, tem que ter cinemão de blockbuster. Comparecem “Star Wars – O Despertar da Força” (foto acima), também citado no Oscar, o recente “Batman vs Superman”, “Minions” e o inesgotável sucesso infantil “Frozen – Uma Aventura Congelante” (2013). Ausência sentida: “Mad Max – Estrada da Fúria”.
As pré-estreias
Único reduto de novidades do Open Air, a seção de pré-estreias adianta dois filmes que estão previstos para chegar ao circuito em 19 de maio. Dirigido pela australiana Jocelyn Moorhouse, “A Vingança Está na Moda” narra o retorno de uma mulher (Kate Winslet) à cidade natal, em busca de um acerto de contas.
A outra é “Pais e Filhos”. Responsável pelos dramalhões “À Procura da Felicidade” (2006) e “Sete Vidas” (2008), Gabriele Muccino conta as problemáticas relações entre um escritor (Russell Crowe) e sua filha (Amanda Seyfried) ao longo de décadas.
Vivo Open Air
De quinta (5/5) a 22/5, no Pontão do Lago Sul. R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Programação completa em www.vivo.com.br/openair. Ingressos também à venda no Ingresso Rápido. A classificação indicativa varia de acordo com os filmes.