metropoles.com

Maria Alice Vergueiro estrela curta rodado em Planaltina

Atriz paulistana enfrentou as limitações impostas pelo mal de Parkinson para filmar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: null

A vida de Maria Alice Vergueiro sempre foi conduzida por sua paixão pelas artes. Para se manter no palco, ela superou o vício em bebidas alcoólicas, um câncer na garganta e as limitações impostas por próteses mal colocadas nos joelhos. Essa mesma paixão fez com que a atriz paulistana, aos 80 anos e com mal de Parkinson, deixasse o conforto de sua casa em São Paulo para vir ao Distrito Federal a trabalho.

Durante quatro dias de julho, Maria Alice bateu o ponto em um casarão no Setor Tradicional de Planaltina, filmando o curta-metragem “Rosinha e Assis”, do brasiliense Gui Campos. A doença parece não atrapalhar o estudo dos textos. O profissionalismo e a vaidade continuam intactos.

Durante as filmagens, mesmo quando não estava em cena, Maria Alice fazia questão de assistir à gravação dos colegas – Andrade Júnior e João Antônio. Ao perceber que estava sendo fotografada, pediu ajuda para que penteassem os seus cabelos

Maria Alice Vergueiro com o diretor Gui Campos nos bastidores do curta "Rosinha e Assis"
Maria Alice com o diretor Gui Campos nos bastidores do curta “Rosinha e Assis”

 

“Achei ótima a ideia do filme. Eu e o Gui temos uma amiga em comum. Quando o convite chegou, sabia que ele era um ótimo diretor, mas não o conhecia pessoalmente. Aceitei o projeto para ver no que ia dar”

.
Pela determinação da atriz, o mal de Parkinson, que seria um empecilho, tornou-se solução. A fala pausada e as atuais limitações motoras – ela passa quase 90% do tempo em uma cadeira de rodas e só sai dela com a ajuda de uma enfermeira – passaram a acompanhar o perfil das personagens.

O curta rodado em Planaltina narra a história de um curioso triângulo amoroso na terceira idade. O personagem Assis (Andrade), prevendo que vai morrer, sugere ao amigo Brandão (Antônio) que fique com Rosinha (Maria Alice) depois da morte dele. Proposta aceita, o trio passa a viver junto, tudo em nome do amor.

“Tenho uma relação de fã com Maria Alice. Tinha visto o trabalho dela em ‘Tapa na Pantera’, o primeiro vídeo brasileiro a bombar na internet. Depois, tive a chance de assisti-la na peça ‘As Três Velhas’, de Alejandro Jodorowsky”, lembra Gui Campos. “Ao escrever o roteiro, pensei em convidá-la para o papel. Parecia impossível, mas quando a verba para o curta saiu, fizemos o convite e ela topou. Trabalhar com ela me tornou ainda mais fã”.

Na peça "Why the Horse?", que fez temporada em São Paulo, a atriz encena o próprio velório
Em “Why the Horse?”, a atriz encena o próprio velório: “Uns choram, outros riem”

 

“Ao fazer ‘Why the Horse?’, quis mexer com o tabu que envolve a morte. Há momentos em que acredito nela. Em outros, não. E acontece com todo mundo. É interessante viver isso com o público”

Em cartaz na capital paulista desde abril, o espetáculo “Why the Horse?” mostra Maria Alice Vergueiro encenando o próprio velório. A reação do público é tão surpreendente quanto o enredo. “Essa situação é muito engraçada. Afinal, estão indo para ver o meu velório. Uns choram, outros riem. Acho ótimo”, diz a atriz.

Desde que subiu ao palco pela primeira vez, em 1962, dirigida por Augusto Boal em “Mandrágora”, a atriz fez 32 peças, 12 filmes e até uma novela, “Sassaricando” (1987), de Silvio de Abreu. Contudo, o reconhecimento popular só veio em 2006, com o vídeo “Tapa na Pantera”.

Na ficção de Esmir Filho, Maria Alice é uma senhora que faz piada com o fato de fumar maconha há décadas. “Não me incomodo por lembrarem de mim por esse trabalho. Pelo contrário. Sinal de que gostaram”, analisa. “Da época do vídeo para cá, o debate sobre o uso da maconha não caminhou. Na verdade, não é um debate. É um buchicho. Mas, ainda assim, é importante”.

Assista a vídeo com cena de Maria Alice Vergueiro na novela “Sassaricando” (1987):

Fotos: Michael Melo/Metrópoles; Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?