A 48ª edição do Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro foi inaugurada oficialmente ontem. Mas só hoje à noite, quando os mestres de cerimônia Vinicius Ferreira e Juliana Drummond chamarem ao palco a equipe do primeiro curta-metragem concorrente é que o espírito desse evento de âmbito nacional, mas tão brasiliense, começará a se manifestar. Nos aplausos, nas vaias, nos protestos que surgem do meio da plateia, no crescente volume do burburinho no hall do Cine Brasília e, claro, nas imagens na tela.
Até a segunda (22/9), serão exibidos na programação 67 filmes, entre longas e curtas, contando as mostras Continente Compartilhado, Panorama Brasil, Mostra Brasília, Festivalzinho, os filmes de abertura e encerramento e, claro, a Mostra Competitiva. Na seção mais importante do festival, são disputados não só os prêmios em dinheiro — o mais valioso deles, para melhor filme, no valor de R$ 100 mil –, mas também a aprovação da plateia que tem a fama de ser a mais crítica dos festivais nacionais.Antes de chegarem a essa audiência, porém, esses filmes tiveram que passar por uma disputada triagem, Somente longas, foram 130 inscritos. A escolha pelos seis que serão exibidos nas próximas noites no Cine Brasília foi tarefa para o júri composto pelos cineastas Giba Assis Brasil, Renato Barbieri. e Juliana Reis e os pesquisadores Sérgio Moriconi e Jefferson De.
Filmes e estrelas
O esforço do júri para criar uma seleção que contemplasse o experimentalismo tão caro ao Festival de Brasília e filmes capazes de causar mais empatia na plateia pode render uma edição empolgante. E também a presença de estrelas, ao contrário de anos anteriores, em que o excesso de documentários na programação, por exemplo, deixava o evento esvaziado de caras conhecidas do público.
Gero Camilo, Matheus Nachtergaele, Mayana Neiva, Fernando Alves Pinto, Mariana Ximenes e Armando Babbaiof são alguns dos atores dos filmes em competição que deverão circular pelo Cine Brasília nos próximos dias.
Vale esclarecer que, embora esta seja a 48ª edição, o festival completa este ano meio século. É que de 1972 a 1974 ele deixou de ser realizado, por conta de restrições do regime militar então vigente.