metropoles.com

Crítica: “Personal Shopper” traz Kristen Stewart em busca de fantasmas

Nova parceria de Kristen Stewart com Olivier Assayas (“Acima das Nuvens”), filme explora a mediunidade de uma assistente de compras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imovision/Divulgação
kristen stewart personal shopper filme
1 de 1 kristen stewart personal shopper filme - Foto: Imovision/Divulgação

Em “Personal Shopper”, Kristen Stewart, a atriz que já é bem mais do a Bella de “Crepúsculo”, anda de scooter pelas ruas de Paris. Carrega sacolas de compras com roupas e joias caras. Assistente de uma designer e modelo alemã, a jovem Maureen também se comunica com fantasmas e procura entrar em contato com seu irmão gêmeo, morto há poucos meses.

A sinopse um tanto estranha de “Personal Shopper” mal arranha as maneiras como o filme pretende se mostrar para o público. Olivier Assayas (“Irma Vep”, “Horas de Verão”), diretor francês obcecado por entortar as identidades de seus personagens, dispensa qualquer sugestão de “comentário sobre o consumismo”.

Não faltaria material, aliás: Kristen, atriz de uma saga considerada fútil, no papel de uma profissional que compra bens inúteis para uma chefe rica e aparentemente desimportante. Após dirigir a estrela em “Acima das Nuvens” (2014), Assayas desbrava esse mundo de aparências atrás de algo tão fugidio quanto: fantasmas, talento para a mediunidade, comunicação com o além.

O real e o fantástico
Assayas posiciona seu ponto de vista justamente nessa fresta que se abre entre o real (comprar coisas caras) e o imaterial (coisas invisíveis, mas sentidas). Há longas cenas de ida às compras, trânsito, viagens de metrô e scooter, entradas e saídas do apartamento da madame alemã.

Nos entreatos, à maneira de um filme oriental, o sobrenatural se mistura ao cotidiano. Enquanto escolhe esse colar ou aquele vestido – e experimenta ela mesma alguns dos produtos –, Maureen, em busca de pistas sobre o irmão, responde mensagens de celular para um número não identificado. Seria seu irmão? Um espírito em linha cruzada? Ou um anônimo perigoso?

A originalidade de “Personal Shopper” coloca o filme numa fronteira sutil entre o realismo urbano contemporâneo e o fantástico sobrenatural. Por sorte, Maureen não precisa escolher entre um mundo e outro.

Avaliação: Ótimo

Veja horários e salas de “Personal Shopper”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?