metropoles.com

Crítica: em “Despedida em Grande Estilo”, aposentados viram ladrões

Em “Despedida em Grande Estilo”, Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin armam vingança contra um banco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Warner Bros./Divulgação
Foto colorida de Morgan Freeman e Michael Caine juntos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Morgan Freeman e Michael Caine juntos - Metrópoles - Foto: Warner Bros./Divulgação

“Despedida em Grande Estilo” é mais uma dessas comédias de Hollywood que aproveitam atores idosos para brincar com os clichês da velhice. Quando o medo da morte vira entretenimento leve sobre aproveitar a vida até o último suspiro.

Morgan Freeman, 79 anos, esteve em quase todas as recentes comédias de “adeus”: a franquia “Red – Aposentados e Perigosos”, “Antes de Partir” (2007) e “Última Viagem a Vegas” (2013). Desta vez, ele forma um trio improvável de ladrões de banco ao lado de Michael Caine (84) e Alan Arkin (83).

Dirigido pelo comediante Zach Braff, da série de comédia hospitalar “Scrubs” (2001-2010), “Despedida em Grande Estilo” é um remake do filme de mesmo título lançado em 1979. Nos dias de hoje, Braff usa a crise econômica como mote para que três velhos amigos encontrem no crime a solução para os problemas – e a adrenalina necessária para se sentirem mais vivos do que nunca.

Willie (Freeman), Joe (Caine) e Albert (Arkin) trabalharam durante anos para uma grande empresa. De repente, a firma é vendida, encerra as atividades nos Estados Unidos e eles param de receber os depósitos da aposentadoria. O que acarreta em acúmulo de dívidas imobiliárias e bancárias.

Ótimo trio, trama sonolenta
Joe vai ao banco para entender a dívida e acaba presenciando um assalto realizado por ladrões mascarados. O episódio inspira os amigos a tentarem algo parecido. Fantasiados como o Rat Pack (Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr.), decidem acertar as contas com a instituição financeira.

Braff tem um olhar tão generoso quanto óbvio para a composição dos personagens e carrega para o filme as principais marcas de cada ator: Caine faz uma persona solene, tipicamente gentil e britânica; Freeman encarna o conselheiro sábio e vivido; e Arkin repete as rabugices e o cinismo de outros tempos.

Apesar do trio carismático, “Despedida em Grande Estilo” sofre quando precisa tocar a trama adiante e desenvolver os planos para o assalto. É quando o filme perde em simpatia e adere fácil demais aos clichês do gênero, a despeito do bom antagonista policial interpretado por Matt Dillon.

Ainda assim, antes uma comédia de assalto apenas regular do que a fórmula gasta da franquia de ação “Red” ou a “despedida” preguiçosa vista em “Última Viagem a Vegas”.

Avaliação: Regular

Veja horários e salas de “Despedida em Grande Estilo”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?